domingo, 29 de abril de 2012

Polícia diz que Balsas (MA) entrou na rota internacional do tráfico de drogas

Dois homens foram presos na manhã de ontem, sábado (28), pela Polícia Militar na cidade de Balsas, no sul do Estado do Maranhão, carregando 131 tabletes de pasta-base de cocaína  no forro falso da carroceria de uma camionete Toyota Hilux.

O valor da droga apreendida chega a R$ 2 milhões. Segundo o delegado da cidade, Eduardo Galvão, a dupla também é suspeita de ter traficado drogas para países europeus, como Portugal e Espanha.

Agentes da polícia contaram que o veículo chamou a atenção, pois não tinha autorização para rodar fora da Zona Franca Manaus, e levou Eber Maciel Evangelista, 29 anos, e Johnne Rosa Pacheco, 30 anos, à 11ª Delegacia Policial, em Balsas.

Ao verificar a ficha policial dos dois, os agentes descobriram que Johnne já havia sido preso em maio de 2010 no município de Ji-Paraná, em Rondônia, carregando 10 kg de cocaína.Os agentes então fizeram uma revista minuciosa no automóvel e encontraram a droga escondida. Os traficantes foram autuados em flagrante.

De acordo com Eduardo Galvão, a dupla já recebeu o carro com a droga escondida na cidade de Colinas, divisa de Mato Grosso com Rondônia. O destino da cocaína era o município de Picos, no centro-leste do Piauí. A droga apreendida teria vindo da Bolívia.

Dupla pode ter traficado na Europa - Na semana passada, a Polícia Federal apreendeu mais de 50 kg de pasta-base também no fundo falso de um utilitário, desta vez no município  de Alto Parnaíba, nos extremo sul do Maranhão, a 230 quilômetros de Balsas.

O delegado afirma que o fato coloca a região de Balsas na rota do tráfico internacional de drogas. Os dois homens pegos ontem tem, inclusive, visto internacional.

A polícia verificou que a dupla já fez viagens para a Europa, "o que deixa claro que se trata de um grupo ligado ao tráfico internacional de substâncias entorpecentes", garante o delegado regional de Balsas, Eduardo Galvão.

Já o delegado Roosevelt Kennedy, da mesma delegacia policial, explicou que a apreensão de ontem não tem relação com um possível tráfico de entorpecentes para o continente europeu. Mas informou que o caso será encaminhado à Polícia Federal para a devida investigação.

Fonte: Jornal do Brasil

sábado, 28 de abril de 2012

Ex-prefeito de Santa Filomena poderá ser o novo secretário estadual de Saúde

A deputada estadual e já exonerada secretária estadual de Saúde, Lílian Martins, foi eleita na tarde de ontem, sexta-feira (27), pela Assembleia Legislativa do Piauí - Alepi, para o cargo de conselheira do TCE-PI (Tribunal de Contas do Estado do Piauí).

A nova ocupante do honroso e cobiçado posto terá como missão exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado do Piauí e das entidades da administração estadual direta e indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas.

O atual ouvidor geral do Estado e suplente da Alepi, João Madison Nogueira (PMDB), ocupará o cargo de deputado estadual no lugar de Lílian Martins. Após assumir o mandato parlamentar na Assembleia Legislativa do Piauí, o governador Wilson Martins (PSB) deverá indicar outro nome para a ouvidoria.

Embora Lílian Martins tenha sido substituída interinamente pelo superintendente financeiro da Sesapi, João Batista Cavalcante (ex-prefeito de Antonio Almeida), o nome do substituto na Secretaria de Saúde ainda não está definido. Um entre os candidatos mais cotados à vaga é o hoje superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, Ernani Maia.

O superintendente é médico e ex-prefeito do município de Santa Filomena (2001-2008), no sudoeste do Piauí, distante 925 quilômetros de Teresina. Lílian Martins disse não ter discutido o assunto com o governador Wilson Martins, mas se sabe informalmente que Ernani Maia, considerado uma espécie de "sub-secretário", seria a pessoa certa para assumir a pasta e continuar seus projetos.

Ernani de Paiva Maia é médico Endoscopista, Endoscopista Digestivo e Gastroenterologista, sócio-proprietário da Clínica Endogastro Ltda., situada à Rua Coelho de Resende, 352/Sul,  no centro do Pólo Empresarial de Saúde de Teresina.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Cartório Eleitoral de Santa Filomena está sem internet desde o dia 12 de Março

O TRE-PI possui uma intranet ligada com os cartórios e mantém um banco de dados com os eleitores no estado, parte integrante das informações mantidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Tal sistema é responsável pelo atendimento das necessidades das zonas eleitorais, principalmente em ano de eleições, na verificação e aprovação das Urnas Eletrônicas (UEs).

Faltando pouco mais de 150 dias para a realização das eleições municipais de 2012 e, face a esse "apagão", muitos jovens que pretendem comparecer à urna eletrônica pela primeira vez, no pleno exercício da cidadania, estão impedidos de solicitar a inscrição eleitoral.

Por outro lado, o titulo de eleitor não tem apenas o sentido "eleitoreiro", não serve apenas para o dia da eleição, como se costuma dizer. Ele é exigido em algumas ocasiões especiais, entre as quais: pelo empregador no momento da contratação; para emitir/renovar passaporte; para matrículas em colégios e faculdades e também para inscrição em concursos públicos.

Como estamos em ano eleitoral, a inscrição ou a transferência do domicílio eleitoral só pode ser feita até o dia 9 de maio, ou seja, 150 dias antes da data da eleição. Por outro lado, a emissão de espelhos de título e/ou a regularização de pendências junto à Justiça Eleitoral  está prejudicada em Santa Filomena, impedindo muitos cidadãos e cidadãs de regularizar documentos pessoais e até mesmo de requerer benefícios previdenciários.

Segundo Juliano Kid Azambuja, chefe do Cartório Eleitoral da 23ª Zona, o problema ocorre devido à mudança de contrato da prestadora do serviço de internet às zonas eleitorais que ainda dispõem do ultrapassado sistema VSAT (intranet via Rádio/Satélite), compatível com localidades onde não há nenhuma estrutura de World Wide Web (Rede de Alcance Mundial).

O pior de tudo é que não existe nenhuma previsão quanto à resolução do problema. E olha que estamos à porta de um eleição municipal. Aliás, pelo que nos parece, para o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), seria economicamente inviável investir em um moderno sistema de comunicação na remota Comarca de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí.

“Diariamente eu entro em contato com o TRE e o setor competente sempre me informa que a empresa contratada está trabalhando na instalação do novo sistema”, disse Juliano Azambuja que, diante das circunstâncias, apenas faz algum serviço manualmente, enquanto aguarda o retorno à intranet, que auxilia na comunicação interna da Justiça Eleitoral.

Além dessa inexplicável ausência de troca de informações, é visível o desleixo do Tribunal Eleitoral para com o Cartório Eleitoral de Santa Filomena. A repartição, que não dispõe sequer de uma placa de identificação, sofre inclusive com a falta de móveis, como mesas e armários. Até as poucas cadeiras existentes foram doadas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Como diria o jornalista e político Deoclécio Dantas, “É uma lástima, Chico Lobo!”.

sábado, 21 de abril de 2012

PF apreende 50 quilos de pasta de cocaína em Alto Parnaíba

No início da noite da última quinta-feira, 19 de abril de 2012, agentes da Polícia Federal, vindos do Estado do Tocantins, com apoio das Polícias Militar e Civil do Maranhão, através das tropas de Alto Parnaíba, no extremo sul maranhense, apreenderam aproximadamente 50 quilos de pasta de cocaína. A droga estava em poder de um homem que se encontrava pernoitando em um hotel da cidade, após “se perder” na rota planejada pelo bando.

O homem autuado em flagrante por tráfico, que seria aposentado federal, é reincidente e teria sido "contratado" por um certo grupo de traficantes para fazer o transporte da pasta de cocaína, que iria ser refinada em outra região.

O traficante receberia pelo "serviço" cerca de R$ 75 mil. Outro comparsa já havia sido preso, poucas horas antes da perseguição e apreensão - pela Polícia Federal - à altura do Povoado Morrinhos, zona rural do município de Alto Parnaíba, quando também se deslocava da cidade de Lizarda (TO), a 120 quilômetros da cidade sul maranhense.

O destino da droga apreendida, na realidade, não era o município de Alto Parnaíba nem o sul do Maranhão e/ou do Piauí. É que os bandidos “se perderam” e terminaram sendo presos. A Polícia Federal acionou as polícias maranhenses, que deram o suporte necessário através do destacamento de Alto Parnaíba, sob o comando do 2º sargento Jozicleber Olivieira Silva.

Fonte: Blog do Décio Rocha

Cáritas já atende a 80 famílias com sacolas de alimentos em Santa Filomena

Desde o ano passado que a Cáritas Regional Piauí, através da Diocese de Bom Jesus, começou a apoiar um grupo de Economia Popular Solidária, formado pelas associações comunitárias do Brejo das Ovelhas e do Baixão Fechado, no município de Santa Filomena.

A Cáritas Brasileira, representada pela agente Maria Rita de Sousa, já trabalha na cidade com uma  rede de produção, comercialização e consumo formada por 31 agricultores familiares, através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), uma das ações do Fome Zero, criado em 2003.

O objetivo da Cáritas/Conab é promover o acesso à comida pelas famílias em situação de insegurança alimentar no município de Santa Filomena, combatendo as causas imediatas e subjacentes da fome, promovendo a inclusão social e econômica no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Pelo menos 80 famílias e 08 escolas estaduais e municipais estão recebendo mensalmente um saco de alimentos, contendo produtos como: abacaxi, abóbora, alface, banana, bolos, cajuína, cheiro verde, couve, doces, feijão verde, galinha e ovo caipira, maxixe, maracujá, melancia, milho verde, pão caseiro, peixe, pimentão, polpa de fruta, queijo, raiz de mandioca e tomate.

O projeto da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), em parceria com a Cáritas - uma confederação de 162 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países -, fornece dezenas de alimentos produzidos pelos pequenos agricultores, na luta por políticas públicas que fortaleçam as redes de comercialização da agricultura familiar.

Cerca de R$ 15 mil estão sendo repassados pela CONAB todos os meses. Cinco dias depois da entrega das mercadorias, os pequenos produtores cadastrados recebem o pagamento, mediante a nota fiscal emitida pela SEFAZ/PI (Secretaria de Fazenda do Piauí).

“Nós da Igreja Católica apenas mobilizamos os agricultores familiares, organizamos as associações, elaboramos os projetos, entregamos os alimentos e acompanhamos os pagamentos”, disse Maria Rita, agente da Cáritas em Bom Jesus.

Vale destacar ainda o trabalho do padre José Manoel Águila Martins que, juntamente com os voluntários, fazem esse profícuo trabalho com muita disposição, razão pela qual eles estão conseguindo reunir trabalhadores rurais interessados em produzir gêneros alimentícios e vendê-los diretamente ao Governo Federal, a preços mais justos, sem a incômoda figura dos intermediários/atravessadores.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Finalmente, começam as obras do Luz para Todos em Santa Filomena

Até que enfim, começaram as obras de eletrificação rural do Programa Luz Para Todos no município de Santa Filomena, situado no sudoeste do Estado que, com 5.285,4 quilômetros quadrados, representa a quarta maior grandeza territorial do Piauí.

No momento, apenas 2 (dois) pequenos projetos estão previstos, objetivando beneficiar 79 famílias nas comunidades Sete Lagoas e Barra do Taquara. Entretanto, outras 315 famílias estão cadastradas, distribuídas no médio e Alto Taquara, Almécegas, Pau Seco, Brejo das Meninas, Santa Fé, Lagoa, Fortaleza, Serra da Fortaleza, Várzea Grande, Zelândia, Mucuri, Baixão Fechado e Riachão.

Pelo menos cinco equipes do consórcio Majestosa Engenharia/Construtora Venãncio já estão trabalhando no trecho entre a Fazenda Nossa Senhora Aparecida e comunidade Sete Lagoas. De acordo com o prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), até o final de maio as comunidades Barra do Taquara e Sete Lagoas serão atendidas pelo PLT.

A chegada da energia elétrica na zona rural de Santa Filomena representará mais conforto, melhoria da qualidade de vida e novas possibilidades de geração de renda para essas comunidades que sempre estiveram à margem do desenvolvimento.

Além disso, as obras do Luz para Todos poderão impulsionar a economia municipal, abrindo oportunidades de empregos diretos e indiretos, haja vista que na execução do programa sempre é dada prioridade ao uso da mão-de-obra local.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Em plena fase de colheita, soja já atinge a maior cotação dos últimos 20 anos

Em abril de 2004 a soja em grão chegou, na cidade de Balsas (MA), à cotação de R$ 48,73 por saca de 60 quilos. Nesses oito anos, a maior desvalorização da oleaginosa ocorreu em abril de 2006, quando o preço caiu para 19 reais e 88 centavos.

No ano passado, também no mês de abril, o preço médio do produto em Balsas alcançou os 39 reais e 64 centavos, quando a cotação média brasileira ficou em R$ 41,60.

Agora na safra 2011/2012, motivados pelas perdas verificadas nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, assim como no oeste da Bahia - onde a estiagem ocasionou perdas ao redor de 50% - e até em MT, os preços atingem  a maior alta desde 2004.

A firmeza do dólar e as irregularidades climáticas, além dos ataques de pragas e doenças, especialmente a ferrugem asiática, impuseram perdas significativas e permitiram que os preços se posicionassem nesses patamares recordes em plena colheita.

Na última sexta-feira (13), segundo o site Agrolink (www.agrolink.com.br), o preço à vista em Balsas atingiu a marca dos R$ 51,00 (cinquenta e um reais). E deve atingir os R$ 60,00 nos próximos dias, valor que já vem sendo praticando no Paraná e no Rio Grande do Sul, pois a liquidez do grão, que mais parece ouro, está aumentando dia após dia.

O principal fundamento dessa disparada nos preços se chama China, o gigante asiático que não sacia seu apetite e a todo momento anuncia novas aquisições de soja.

Por outro lado, com a produção menor, não há soja suficiente para atender o mercado interno. Dessa forma, o preço médio da saca de 60 quilos está R$ 7 maior do que em dezembro de 2011, segundo o economista Argemiro Brum, da Universidade Regional de Ijuí (Unijuí), acrescentando que o atual valor bate o recorde pelo menos dos últimos 20 (vinte) anos.

Impulsionados pelo bom preço, sojicultores do sudoeste do Piauí e do sul do Maranhão aceleraram o ritmo de vendas, antecipando e comprando os insumos agrícolas da Safra 2012/2013, como sementes, fertilizantes, calcário e uma série de defensivos.

Sem dúvida, o cenário é muito animador, principalmente para quem vai continuar com o grão armazenado. É esperar para ver os próximos capítulos dessa inédita escalada da soja, que voltou a ser o “ouro verde” nacional, invadindo o cerrado e as florestas.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estrada ruim dificulta, mais uma vez, o escoamento da soja em Santa Filomena

Durante o período de escoamento da safra de soja em Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, aumenta consideravelmente o volume de carretas nos 70 quilômetros da estrada PI-254, que vai da cidade de Santa Filomena à Fazenda Nova Fronteira, até se encontrar com a BR-235 (estrada Gilbués/Santa Filomena), que se acha em fase inicial de implantação/pavimentação.

Até o final dos trabalhos, cerca de 190 mil toneladas da oleaginosa produzidas na atual safra vão circular em cima de veículos de grande porte, sendo que metade dessa produção deverá ser escoada por essa via, o que equivale à carga de aproximadamente 3 mil carretas. Mas embora as próprias empresas invistam todos os anos na melhoria do trecho, a dificuldade     na hora de transportar o produto se agrava à medida que o estado de conservação piora.

O ponto de estrangulamento da PI-254 continua sendo a ladeira do Brejo das Éguas, situada a menos de 6 quilômetros da zona urbana de Santa Filomena, na qual o Governo do Estado do Piauí já gastou muito dinheiro na tentativa de rebaixá-la, mas, por motivos estranhos ao nosso conhecimento, nunca surtiu o efeito desejado.

No início da manhã de ontem, quarta-feira (11), mais uma carreta enguiçou e atravessou no meio da rampa, permanecendo lá durante todo o dia, obstruindo a passagem e provocando uma fila imensa de carretas. Felizmente, o caminhão - com 37 toneladas de calcário vindo de Araguaina (TO) e que retornaira carregado com soja - não caiu no precipício.

Além das perdas financeiras geradas pelo desgaste do veículo, os motoristas reclamam do cansaço excessivo. O maior prejuízo consiste no custo do frete, tendo em vista que em uma estrada não pavimentada e mal conservada o valor é majorado em, no mínimo, 20 por cento.

“Aqui tem que baixar pelo menos 3 metros, a fim de que os caminhões carregados consigam subir essa ladeira sem correr perigo. Todo ano a gente enfrenta esses mesmos problemas, principalmente na hora de transportar o adubo e a semente, mas parece que ninguém tá preocupado com a situação”, avalia o caminhoneiro Adauton Barbosa de Queiroz.

Segundo Adauton Queiroz, também presidente da comissão municipal do PSB, o partido do governador, um trator da Insolo Agroindustrial S/A permanece de plantão na ladeira, somente para rebocar as carretas. “Faço um apelo ao nosso governador Wilson Martins: pelo amor de Deus, mande rebaixar essa ladeira o mais rápido possível! Não podemos mais continuar arriscando nossas vidas”, reclama o ex-vereador.

Vale ressaltar que a ladeira do Brejo das Éguas está localizada na PI-254 e dá acesso às principais fazendas produtoras de grãos da região de Santa Filomena, como: Insolo, SLC Agrícola, Japurá, Irmãos Polo e Pinesso. E que a estrada Gilbués/Santa Filomena (BR-235) passa pelo Povoado Matas e Vale do Taquara, portanto, em uma rota totalmente diferente.

Filho do ex-presidente Lula pretende investir pesado nos cerrados do Piauí

Apenas reforçando a informação que já vem circulando há algum tempo, às 10h57min da última quarta-feira (04), o internauta Romildo Nascimento, leitor assíduo do GP1/Blog do José Bonifácio e residente em Águas Claras (DF), postou na matéria Obras da estrada Gilbués/Santa Filomena prosseguem em ritmo acelerado o seguinte comentário:

A Empresa Gamecorp de Fabio Luis e Luis Claudio, filhos do eis Presidente Lula investirá pesado na agricultura do Sul do Piauí, nos próximos dias irão se instalar em mais de 100 mil hectares nas serras piauiense, essa estrada tem o dedo do Governo Federal não é atoa..Aguardem !!!

A Gamecorp, à qual se referiu o leitor, é uma empresa brasileira que produz conteúdo para   o público jovem de celulares da Oi e trabalhos no ramo de jogos, tendo entrado no ramo da televisão com a parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação formando a PlayTV.

Tem como um de seus sócios Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, fato que causou grande polêmica quando a empresa recebeu um aporte de cinco milhões de reais do Grupo Telemar (atual Oi), operadora de telefonia sob concessão do Governo Federal.

Fábio Luís da Silva é o filho mais velho do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e de sua segunda esposa, Marisa Letícia Rocco Casa. Ele nasceu pouco tempo antes da posse de Lula como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Tem dois irmãos, Sandro Luís e Luís Cláudio, e dois meio-irmãos, Marcos Cláudio e Lurian.

Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista (UNIP) e foi monitor (estagiário) do Parque Zoológico de São Paulo, onde recebia, em 2002, uma bolsa mensal de aproximadamente R$ 600 reais.

Em 2004, após o primeiro ano de mandato de seu pai no mais alto cargo eletivo do país,  Fábio Luís fundou em sociedade a empresa Gamecorp, fato que suscitou diversas matérias jornalísticas e críticas da oposição ao Governo Lula, levantando-se a hipótese de tráfico de influência e favorecimento na destinação de recursos públicos.

As críticas basearam-se na venda de parte das ações de sua empresa à Telemar, que tem participação de capital público e é a maior empresa de telefonia do Brasil, por R$ 5,2 milhões de reais, sendo que o capital social declarado da empresa era de apenas cem mil reais. A Telemar ainda investiu mais dez milhões de reais na Gamecorp pela "produção de programas de televisão". A atenção da imprensa foi também atraída pelo enriquecimento súbito de Fábio Luís, que até 2003 trabalhava como monitor de zoológico.

Em defesa a Fábio Luís, a jornalista Soninha Francine declarou que se tratava de um escândalo falso, com vistas a prejudicar a imagem do Governo Lula através de seu filho.        O presidente Lula negou que haja relação entre o sucesso financeiro de Fábio Luís e o fato de ele ser seu filho, comparando seu talento ao do jogador de futebol Ronaldinho: "[...] deve haver um milhão de pais reclamando: por que meu filho não é o Ronaldinho? Porque não pode todo mundo ser o Ronaldinho."

Em razão da matéria publicada em 25 de outubro de 2006 sobre os seus negócios, Fábio Luís entrou com uma ação judicial contra a revista Veja, editada pela Editora Abril desde 1968.

Damha Agropecuária – Quem viaja pela PI-254 (Santa Filomena/Fazenda Nova Fronteira), à altura do km 40, pode ver uma placa indicando a instalação da Damha Agropecuária, onde se lê: “DAMHA AGRO-NEGÓCIOS – FAZENDA – AD – DIAMANTE – SEDE A 16 KM

Até onde sabemos, a empresa Damha Agropecuária investe em pecuária há mais de 30 anos, com plantéis de bovinos, ovinos e eqüinos, em localizações privilegiadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Está estruturada em fazendas especializadas, voltadas ao gado de corte, utilizando os mais avançados processos de cria, recria e engorda.

Também, pelo que temos visto na mídia, a Damha Agropecuária pertence a Maria Stella Damha, que não usa chapéu de caubói nem botina, é formada em economia, com mestrado na Itália e, portanto, está longe de ser uma fazendeira convencional.

Herdeira do Grupo Encalso, gigante do ramo da construção civil e infraestrutura, trabalhou por anos em companhias multinacionais e corretoras de valores, antes de assumir o comando dos negócios da família, em 2002.

Isso posto, a grande pergunta que se faz no momento é: a Damha Agro-Negócios, que está se instalando nos municípios de Santa Filomena e Baixa Grande do Ribeiro, é a mesma de Maria Stella Damha? Ou, conforme suspeita o leitor Romildo Nascimento, se trata de mais um grande empreendimento de Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha?

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Com curvas sinuosas e má sinalização, MA-006 está se tornando a via da morte

As estradas maranhenses, com suas curvas sinuosas e mal sinalizadas, estão se tornando verdadeiras vias da morte, registrando seguidos acidentes de trânsito. Em menos de uma semana, ocorreram cinco acidentes na MA-006, rodovia que liga a cidade de Balsas a Alto Parnaíba, causando mortes e destruição, deixando famílias inteiras em grandes e profundas tristezas, ocasionando desgastes emocionais e enormes prejuízos financeiros.

Em seus 230 quilômetros de extensão, são inúmeras as curvas que oferecem sérios perigos aos condutores de veículos, principalmente agora, quando centenas de carretas transportam a soja e outras commodities agrícolas produzidas nos municípios de Alto Parnaíba (MA), Tasso Fragoso (MA), Baixa Grande do Ribeiro (PI), Ribeiro Gonçalves (PI) e Santa Filomena (PI).

“São muitos os acidentes na Mata dos Porcos, local que já é conhecido como curva da morte. Somente este ano foram 14, segundo dados do Destacamento da Polícia Militar de Tasso Fragoso, que por diversas vezes teve que atender casos desse tipo”, afirma o repórter fotográfico e ambientalista Agnaldo Guimarães Fialho (Lirô Guimarães).

Até para as pessoas que vão tentar atender aos acidentados o perigo é iminente, pois há o risco de outros acidentes acontecerem enquanto se está socorrendo alguém. Segundo Lirô Guimarães, na semana passada haviam duas carretas acidentadas no mesmo local.

A Polícia Militar de Tasso Fragoso alerta ainda que a qualquer momento pode acontecer novos acidentes gravíssimos, caso não sejam tomadas providencias em regime de urgência.

Na última quarta-feira (04), não foi diferente o que aconteceu no trecho da estrada que liga Alto Parnaíba a Tasso Fragoso, na localidade conhecida como Caracóis. Lá, uma carreta carregada de soja perdeu o controle e - desgovernada - veio a capotar. Felizmente, o motorista sofreu apenas escoriações pelo corpo. Mas além dos danos materiais, esse caminhoneiro carregará consigo para sempre uma experiência bastante desagradável.

Na mesma semana e no mesmo lugar, ocorreu outro acidente com essa mesma proporção, quando uma carreta carregada de algodão, procedente de uma fazenda localizada no município de Santa Filomena, tombou na curva dos Caracóis, distante aproximadamente 20 km da cidade de Tasso Fragoso, no sentido Alto Parnaíba.

Segundo Lirô Guimarães, residente na cidade de Tasso Fragoso, "existe uma pergunta que não quer calar: Até quando isso vai continuar? Quantas vidas ainda vão ser ceifadas para que se tomem providências a fim de solucionar esses problemas?".

 “Duplicando pelo menos esses trechos considerados como críticos, sinalizar melhor, e fiscalizar essas cargas que irresponsavelmente sabemos que na maioria estão acima do peso permitido por lei, eu mesmo questionando isso uma vez, me disseram que porque ficaria muito caro, mais caro mesmo é uma vida, essa sim, não tem preço, caro mesmo é dinheiro que o governo do Maranhão deu de apoio a escola de samba Beija Flor, do Rio de Janeiro, somente para fazer uma simples homenagem ao Maranhão,a escola de samba barganhou a bagatela, (pasmem) de R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais) isso sem falar de aviões fretados para uma comitiva especial, para assistir a esse espetáculo, no pais do carnaval isso sim é vergonhoso, enquanto alguns curtem uma bela vida, trabalhadores de fato estão morrendo tentando levar esse Maranhão nas costas, morrendo ou perdendo seus poucos bens como miseráveis indignos e abandonados, é essa a consideração que o estado tem por uma região considerada a mais rica, mais produtiva desse glorioso estado, é uma tristeza, uma terra de pessoas boas, de gente hospitaleira, de culturas mil, de pessoas que pagam caro pra viver, em um estado onde os piores índices do pais estão aqui, isso sim, é uma vergonha, em sermos alvos de críticas, de chacotas por pessoas de todos os lugares em que se ande ou que passam por aqui, ou que vem visitar este estado, inclusive na internet, o que se vê é critica”, desabafa com muita propriedade o ativista Lirô Guimarães.

Lirô Guimarães finaliza seu relato encaminhado ao Portal GP1/Blog do José Bonifácio com   a seguinte ressalva: “Também deixo claro que não atribuo tais responsabilidades somente ao atual governo, pois isso é um vicio do passado que se arrasta por décadas e décadas”.

Diante da situação caótica e, como se trata de uma rodovia estadual, sendo, portanto, responsabilidade civil do Governo do Maranhão, só nos resta apelar aos políticos e às autoridades legalmente constituídas, em especial dos municípios de Alto Parnaíba e Tasso Fragoso, no sentido de que cobrem junto à governadora Roseana Sarney as correções que se fizerem necessárias nessa importante estrada, que possui um traçado completamente ultrapassado, com curvas e inclinações totalmente inadequadas para os veículos modernos.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Alunos da Escola Professor Lourenço Filho encenam a Paixão de Cristo

Os alunos da Unidade Escolar Professor Lourenço Filho, pertencente à rede pública estadual em Santa Filomena, mostraram que também são bons atores. Na noite desta sexta-feira (06), jovens daquele conceituado estabelecimento de ensino encenaram a Via Sacra de Jesus.

Orientados pelo professor Lúcio Roner Sousa Báccaro, alunos do turno vespertino juntaram esforços para representar a mais famosa história da humanidade em todos os tempos.

A Via Sacra da Escola Lourenço Filho começou na Rua Tabelião Benvindo Lustosa Nogueira, ao lado da Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, com o término na frente do CISEC (Centro de Integração Social e Cultural).

Os alunos-atores encenaram a passagem da Via Sacra, o caminho percorrido por Jesus, carregando a Cruz, desde a condenação até a morte e posterior Ressurreição.

A peça encenada teve muito a ver com o fundamento o texto da Campanha da Fraternidade-2012: Saúde Pública.

Parabéns ao professor Lúcio Roner e aos alunos do Lourenço Filho, pela idéia de encenar    A Paixão de Cristo, a história mais contada de todos os tempos, em todas as línguas e em todas as épocas, narrada e relida de diversas formas.

Procissão do Encontro em Santa Filomena é seguida por dezenas de fieis

Dezenas de fieis participaram na manhã desta sexta-feira, 06 de abril, em Santa Filomena, da Procissão do Encontro entre o Bom Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores. A celebração religiosa é uma das cerimônias mais tradicionais que antecede a Paixão de Cristo e simboliza a 4ª estação da via sacra, quando Maria encontra Cristo a caminho do calvário.

A imagem do Senhor dos Passos, com a cruz sobre as costas, saiu da Igreja da Sagrada Família, no Bairro Primavera, e foi exaltada pelos homens que a seguiram e puderam conhecer na oportunidade todo o sofrimento de Jesus Cristo, o Criador do Universo.

Já a imagem de Nossa Senhora das Dores, que tem um punhal cravado sobre o coração para simbolizar a dor, foi glorificada pelas mulheres, partindo da residência da Dona Lili (Beira-Rio), que com cânticos de louvor participaram da Procissão do Encontro interpretando as figuras bíblicas das “mulheres piedosas”.

Verônica, a mulher de Jerusalém que teria enxugado o rosto ensangüentado de Jesus numa toalha branca, na qual ficou estampada sua face, conforme a tradição Cristã. Maria Madalena e outras mulheres acompanharam a caminhada de Jesus Cristo para o Calvário (Gólgota).

O encontro entre as imagens aconteceu - como sempre - no cruzamento das ruas Leônidas Melo com Presidente Getúlio Vargas, em frente à Unidade Escolar Professor Lourenço Filho. Num palco improvisado transcorreu a celebração, comandada pelo padre José Monoel Águila Martins. O religioso levou os fieis católicos a repensar a vida e refletir sobre os ensinamentos de Cristo, que mesmo com todo sofrimento não perdeu a fé e o amor ao próximo.

A procissão seguiu pela Rua Presidente Getúlio Vargas e pela Avenida Barão de Santa Filomena, contornando a Praça Barão de Paraim e finalizando com a adoração ao Santíssimo Sacramento no CISEC (Centro de Integração Social e Cultural), antigo Salão Paroquial, sito à Rua Tabelião Benvindo Lustosa Nogueira, atrás da Igreja Matriz.

“É o encerramento da primeira parte do tríduo pascal, em que meditamos a Paixão e Morte de Jesus”, disse o pároco José Manoel. “Amanhã à noite será o ápice do tríduo, com a rememoração da Ressurreição de Cristo. Teremos a bênção do fogo e da água, na maior festa da Igreja Católica. Jesus venceu a morte, ressuscitou e está entre nós”, concluiu o sacerdote.

Por causa da reforma da Igreja Matriz, as celebrações eucarísticas e os rituais da Semana Santa estão acontecendo no CISEC. A previsão é de que as obras no Santuário de Santa Filomena sejam concluídas até o mês de junho.

Veja mais imagens da Procissão do Encontro em Santa Filomena (PI), acessando:

 http://www.gp1.com.br/blogs/procissao-do-encontro-em-santa-filomena-e-seguida-por-dezenas-de-fieis-242055.html

quinta-feira, 5 de abril de 2012

GRE de Corrente declara aberta chamada pública para aquisição de alimentos

A 15ª GRE – Corrente (Gerência Regional de Educação), junto à SEDUC/PI (Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí), informa que declara aberta a CHAMADA PÚBLICA para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, para atendimento ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), no restante  do período letivo de 2012 e início das atividades escolares de 2013.

Poderão participar da Chamada Pública os integrantes de cooperativas e de associações comunitárias devidamente regularizadas, que terão como finalidade principal o abastecimento alimentar à Rede Estadual de Ensino nos 14 municípios da 15ª Regional até março de 2013.

Os produtores interessados e habilitados poderão fazer o contato preliminar com a direção da Escola Estadual mais próxima da sua área de produção ou mesmo a 15ª Gerência Regional de Educação, até o dia 11 de abril, quarta-feira (11), para maiores informações e esclarecimentos.

No caso de Santa Filomena, os três estabelecimentos da rede estadual, que atendem a cerca de 700 alunos, são: a Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz, a Unidade Escolar Professor Lourenço Filho e o Educandário São José (conveniado com o Estado do Piauí).

O recebimento dos projetos de venda será nos dias 16 e 17 de abril de 2012, os quais deverão ser entregues nas respectivas escolas. A seleção das propostas será realizada dia  18 (quarta-feira) e, a divulgação do resultado da concorrência pública, dias 19 e 20.

A assinatura dos contratos entre a SEDUC/PI e os agricultores familiares acontecerá no dia 27 (sexta-feira), segundo informou a nutricionista Maruilla Santos, responsável pela realização do processo licitatório junto à 15ª GRE em Corrente (PI).

terça-feira, 3 de abril de 2012

Obras da estrada Gilbués/Santa Filomena prosseguem em ritmo acelerado

Os serviços de desmatamento, terraplenagem, empiçarramento e as obras de arte correntes, desde as proximidades da cidade de Monte Alegre até a comunidade Grotões, na BR-235/PI, trecho compreendido entre Gilbués e Santa Filomena, parece estarem dentro do cronograma.

A pavimentação deve ser iniciada ainda no mês de abril e concluída em dezembro de 2013, começando do entroncamento da BR-135 em direção a Santa Filomena, com pista constituída de uma faixa de rolamento com 8 m, destinada ao tráfego nos dois sentidos, ficando mais 2 m à direita e outros 2 à esquerda do local de tráfego, para servirem de acostamento.

Vale lembrar que o Governador Wilson Martins assinou, dia 20 de janeiro de 2012, a ordem de serviço para pavimentação asfáltica de 130 quilometros da BR 235, que liga os municípios de Gilbués/Monte Alegre e Santa Filomena, uma obra de responsabilidade da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Os investimentos na obra somam R$ 102 milhões e 33 mil. A rodovia BR-235/PI, parceria entre governos Estadual e Federal, interligará a BR-135 (entre Gilbués e Monte Alegre do Piauí) à cidade de Santa Filomena, na divisa do Piauí com o estado do Maranhão.

Embora se saiba que no período chuvoso não tem como fazer esse tipo de trabalho, a Construtora Sucesso nunca parou desde que se instalou. Assim, em pouco mais de dois meses, foram construídos cerca de 20 quilômetros de terraplanagem, o desmatamento já chega a 30 quilômetros e há vários dias trabalham nas pontes da Salina e dos Grotões.

A construção da BR-235 não representa somente o fim dos transtornos para se chegar até o município de Santa Filomena, a quinta maior economia agrícola do Piauí. A rodovia abre novos horizontes para o desenvolvimento do sudoeste piauiense e a ligação de pólos potencialmente ricos, permitindo a consolidação da economia regional.

Além de promover a integração e o crescimento econômico, ela significa oportunidade, pois gera muitos empregos, haja vista que centenas de homens estão sendo contratados pela Construtora Sucesso, sendo a maioria dos próprios municípios beneficiados.

Pelo que se sabe informalmente, a pavimentação da BR-235/PI deverá ser dividida em três etapas. O primeiro trecho, de 40 quilômetros, vai do entroncamento da BR-135, entre as cidades de Gilbués e Monte Alegre, até à altura dos morros Dois Irmãos, após os Grotões.

A segunda, que possui aproximadamente 50 quilômetros de dimensão, começará depois dos Grotões e findará no Povoado Matas. E a terceira e última fase, lote com 40 quilômetros de extensão, vai do Povoado Matas até o Rio Parnaíba, na cidade de Santa Filomena, passando no Residencial Boa Esperança I, rumo ao Bairro São José, na vizinha Alto Parnaíba (MA).