terça-feira, 3 de abril de 2012

Obras da estrada Gilbués/Santa Filomena prosseguem em ritmo acelerado

Os serviços de desmatamento, terraplenagem, empiçarramento e as obras de arte correntes, desde as proximidades da cidade de Monte Alegre até a comunidade Grotões, na BR-235/PI, trecho compreendido entre Gilbués e Santa Filomena, parece estarem dentro do cronograma.

A pavimentação deve ser iniciada ainda no mês de abril e concluída em dezembro de 2013, começando do entroncamento da BR-135 em direção a Santa Filomena, com pista constituída de uma faixa de rolamento com 8 m, destinada ao tráfego nos dois sentidos, ficando mais 2 m à direita e outros 2 à esquerda do local de tráfego, para servirem de acostamento.

Vale lembrar que o Governador Wilson Martins assinou, dia 20 de janeiro de 2012, a ordem de serviço para pavimentação asfáltica de 130 quilometros da BR 235, que liga os municípios de Gilbués/Monte Alegre e Santa Filomena, uma obra de responsabilidade da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Os investimentos na obra somam R$ 102 milhões e 33 mil. A rodovia BR-235/PI, parceria entre governos Estadual e Federal, interligará a BR-135 (entre Gilbués e Monte Alegre do Piauí) à cidade de Santa Filomena, na divisa do Piauí com o estado do Maranhão.

Embora se saiba que no período chuvoso não tem como fazer esse tipo de trabalho, a Construtora Sucesso nunca parou desde que se instalou. Assim, em pouco mais de dois meses, foram construídos cerca de 20 quilômetros de terraplanagem, o desmatamento já chega a 30 quilômetros e há vários dias trabalham nas pontes da Salina e dos Grotões.

A construção da BR-235 não representa somente o fim dos transtornos para se chegar até o município de Santa Filomena, a quinta maior economia agrícola do Piauí. A rodovia abre novos horizontes para o desenvolvimento do sudoeste piauiense e a ligação de pólos potencialmente ricos, permitindo a consolidação da economia regional.

Além de promover a integração e o crescimento econômico, ela significa oportunidade, pois gera muitos empregos, haja vista que centenas de homens estão sendo contratados pela Construtora Sucesso, sendo a maioria dos próprios municípios beneficiados.

Pelo que se sabe informalmente, a pavimentação da BR-235/PI deverá ser dividida em três etapas. O primeiro trecho, de 40 quilômetros, vai do entroncamento da BR-135, entre as cidades de Gilbués e Monte Alegre, até à altura dos morros Dois Irmãos, após os Grotões.

A segunda, que possui aproximadamente 50 quilômetros de dimensão, começará depois dos Grotões e findará no Povoado Matas. E a terceira e última fase, lote com 40 quilômetros de extensão, vai do Povoado Matas até o Rio Parnaíba, na cidade de Santa Filomena, passando no Residencial Boa Esperança I, rumo ao Bairro São José, na vizinha Alto Parnaíba (MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário