sexta-feira, 6 de abril de 2012

Procissão do Encontro em Santa Filomena é seguida por dezenas de fieis

Dezenas de fieis participaram na manhã desta sexta-feira, 06 de abril, em Santa Filomena, da Procissão do Encontro entre o Bom Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores. A celebração religiosa é uma das cerimônias mais tradicionais que antecede a Paixão de Cristo e simboliza a 4ª estação da via sacra, quando Maria encontra Cristo a caminho do calvário.

A imagem do Senhor dos Passos, com a cruz sobre as costas, saiu da Igreja da Sagrada Família, no Bairro Primavera, e foi exaltada pelos homens que a seguiram e puderam conhecer na oportunidade todo o sofrimento de Jesus Cristo, o Criador do Universo.

Já a imagem de Nossa Senhora das Dores, que tem um punhal cravado sobre o coração para simbolizar a dor, foi glorificada pelas mulheres, partindo da residência da Dona Lili (Beira-Rio), que com cânticos de louvor participaram da Procissão do Encontro interpretando as figuras bíblicas das “mulheres piedosas”.

Verônica, a mulher de Jerusalém que teria enxugado o rosto ensangüentado de Jesus numa toalha branca, na qual ficou estampada sua face, conforme a tradição Cristã. Maria Madalena e outras mulheres acompanharam a caminhada de Jesus Cristo para o Calvário (Gólgota).

O encontro entre as imagens aconteceu - como sempre - no cruzamento das ruas Leônidas Melo com Presidente Getúlio Vargas, em frente à Unidade Escolar Professor Lourenço Filho. Num palco improvisado transcorreu a celebração, comandada pelo padre José Monoel Águila Martins. O religioso levou os fieis católicos a repensar a vida e refletir sobre os ensinamentos de Cristo, que mesmo com todo sofrimento não perdeu a fé e o amor ao próximo.

A procissão seguiu pela Rua Presidente Getúlio Vargas e pela Avenida Barão de Santa Filomena, contornando a Praça Barão de Paraim e finalizando com a adoração ao Santíssimo Sacramento no CISEC (Centro de Integração Social e Cultural), antigo Salão Paroquial, sito à Rua Tabelião Benvindo Lustosa Nogueira, atrás da Igreja Matriz.

“É o encerramento da primeira parte do tríduo pascal, em que meditamos a Paixão e Morte de Jesus”, disse o pároco José Manoel. “Amanhã à noite será o ápice do tríduo, com a rememoração da Ressurreição de Cristo. Teremos a bênção do fogo e da água, na maior festa da Igreja Católica. Jesus venceu a morte, ressuscitou e está entre nós”, concluiu o sacerdote.

Por causa da reforma da Igreja Matriz, as celebrações eucarísticas e os rituais da Semana Santa estão acontecendo no CISEC. A previsão é de que as obras no Santuário de Santa Filomena sejam concluídas até o mês de junho.

Veja mais imagens da Procissão do Encontro em Santa Filomena (PI), acessando:

 http://www.gp1.com.br/blogs/procissao-do-encontro-em-santa-filomena-e-seguida-por-dezenas-de-fieis-242055.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário