Durante o período de escoamento da safra de soja em Santa Filomena, no
sudoeste do Piauí, aumenta consideravelmente o volume de carretas nos 70
quilômetros da estrada PI-254, que vai da cidade de Santa Filomena à
Fazenda Nova Fronteira, até se encontrar com a BR-235 (estrada
Gilbués/Santa Filomena), que se acha em fase inicial de
implantação/pavimentação.
Até o final dos trabalhos, cerca de 190 mil toneladas da oleaginosa
produzidas na atual safra vão circular em cima de veículos de grande
porte, sendo que metade dessa produção deverá ser escoada por essa via, o
que equivale à carga de aproximadamente 3 mil carretas. Mas embora as
próprias empresas invistam todos os anos na melhoria do trecho, a
dificuldade na hora de transportar o produto se agrava à medida que o
estado de conservação piora.
O ponto de estrangulamento da PI-254 continua sendo a ladeira do Brejo
das Éguas, situada a menos de 6 quilômetros da zona urbana de Santa
Filomena, na qual o Governo do Estado do Piauí já gastou muito dinheiro
na tentativa de rebaixá-la, mas, por motivos estranhos ao nosso
conhecimento, nunca surtiu o efeito desejado.
No início da manhã de ontem, quarta-feira (11), mais uma carreta
enguiçou e atravessou no meio da rampa, permanecendo lá durante todo o
dia, obstruindo a passagem e provocando uma fila imensa de carretas.
Felizmente, o caminhão - com 37 toneladas de calcário vindo de Araguaina
(TO) e que retornaira carregado com soja - não caiu no precipício.
Além das perdas financeiras geradas pelo desgaste do veículo, os
motoristas reclamam do cansaço excessivo. O maior prejuízo consiste no
custo do frete, tendo em vista que em uma estrada não pavimentada e mal
conservada o valor é majorado em, no mínimo, 20 por cento.
“Aqui tem que baixar pelo menos 3 metros, a fim de que os caminhões
carregados consigam subir essa ladeira sem correr perigo. Todo ano a
gente enfrenta esses mesmos problemas, principalmente na hora de
transportar o adubo e a semente, mas parece que ninguém tá preocupado
com a situação”, avalia o caminhoneiro Adauton Barbosa de Queiroz.
Segundo Adauton Queiroz, também presidente da comissão municipal do PSB,
o partido do governador, um trator da Insolo Agroindustrial S/A
permanece de plantão na ladeira, somente para rebocar as carretas. “Faço
um apelo ao nosso governador Wilson Martins: pelo amor de Deus, mande
rebaixar essa ladeira o mais rápido possível! Não podemos mais continuar
arriscando nossas vidas”, reclama o ex-vereador.
Vale ressaltar que a ladeira do Brejo das Éguas está localizada na
PI-254 e dá acesso às principais fazendas produtoras de grãos da região
de Santa Filomena, como: Insolo, SLC Agrícola, Japurá, Irmãos Polo e
Pinesso. E que a estrada Gilbués/Santa Filomena (BR-235) passa pelo
Povoado Matas e Vale do Taquara, portanto, em uma rota totalmente
diferente.
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