sábado, 21 de abril de 2012

Cáritas já atende a 80 famílias com sacolas de alimentos em Santa Filomena

Desde o ano passado que a Cáritas Regional Piauí, através da Diocese de Bom Jesus, começou a apoiar um grupo de Economia Popular Solidária, formado pelas associações comunitárias do Brejo das Ovelhas e do Baixão Fechado, no município de Santa Filomena.

A Cáritas Brasileira, representada pela agente Maria Rita de Sousa, já trabalha na cidade com uma  rede de produção, comercialização e consumo formada por 31 agricultores familiares, através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), uma das ações do Fome Zero, criado em 2003.

O objetivo da Cáritas/Conab é promover o acesso à comida pelas famílias em situação de insegurança alimentar no município de Santa Filomena, combatendo as causas imediatas e subjacentes da fome, promovendo a inclusão social e econômica no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Pelo menos 80 famílias e 08 escolas estaduais e municipais estão recebendo mensalmente um saco de alimentos, contendo produtos como: abacaxi, abóbora, alface, banana, bolos, cajuína, cheiro verde, couve, doces, feijão verde, galinha e ovo caipira, maxixe, maracujá, melancia, milho verde, pão caseiro, peixe, pimentão, polpa de fruta, queijo, raiz de mandioca e tomate.

O projeto da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), em parceria com a Cáritas - uma confederação de 162 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países -, fornece dezenas de alimentos produzidos pelos pequenos agricultores, na luta por políticas públicas que fortaleçam as redes de comercialização da agricultura familiar.

Cerca de R$ 15 mil estão sendo repassados pela CONAB todos os meses. Cinco dias depois da entrega das mercadorias, os pequenos produtores cadastrados recebem o pagamento, mediante a nota fiscal emitida pela SEFAZ/PI (Secretaria de Fazenda do Piauí).

“Nós da Igreja Católica apenas mobilizamos os agricultores familiares, organizamos as associações, elaboramos os projetos, entregamos os alimentos e acompanhamos os pagamentos”, disse Maria Rita, agente da Cáritas em Bom Jesus.

Vale destacar ainda o trabalho do padre José Manoel Águila Martins que, juntamente com os voluntários, fazem esse profícuo trabalho com muita disposição, razão pela qual eles estão conseguindo reunir trabalhadores rurais interessados em produzir gêneros alimentícios e vendê-los diretamente ao Governo Federal, a preços mais justos, sem a incômoda figura dos intermediários/atravessadores.

Um comentário:

  1. Parabéns Pe. Zé Manoel, e parabéns a Caritas também pelo belo trabalho que vem fazendo na nossa cidade.

    ResponderExcluir