quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Morre em Santa Filomena, aos 94 anos, o senhor Fenelon Lustosa do Amorim

Faleceu às 9h da manhã de hoje (26), aos 94 anos de idade, vítima de pneumonia, o senhor Fenelon Lustosa do Amorim, um dos mais antigos moradores de Santa Filomena, profundo apaixonado pela lida do campo, sobretudo pela criação de gado, já que até bem pouco tempo atrás, quase nonagenário, ele mesmo cuidava diariamente de sua vacaria, perto do velho Rio Parnaíba.

Seu apego à luta com suas vaquinhas de leite era uma coisa admirável. Afável e cordial com todas as pessoas, portanto agradável no falar, inclusive com as crianças, quando estava sentando na calçada de sua residência, seu Fenelon era, por assim dizer, um homem de muitas histórias, pois sabia contar quase tudo sobre a fundação de Santa Filomena.

O corpo de Fenelon Lustosa do Amorim, nascido em 07 de junho de 1917, está sendo velado na sua residência, localizada na Rua Pres. Getúlio Vargas, e será sepultado às 9 horas de amanhã, sexta-feira (27), no cemitério de Santa Filomena,  após missa de corpo presente celebrada na Igreja Matriz.

“Filho do coronel Cícero Lustosa da Cunha (Cicerino), Fenelon era neto do tenente-coronel José Lustosa da Cunha (Barão de Santa Filomena) e irmão de dona Lovina Lustosa Avelino, um pouco mais velha do que ele, residente em Brasília e mãe do prefeito de Santa Filomena, Esdras Avelino Filho e grande prole, de dona Maria Angélica Lustosa de Matos, já falecida, que vem a ser sogra do ex-prefeito Almérico Lustosa de Alencar e mãe do advogado Adalberto Lustosa de Matos, radicado em Belo Horizonte, e de dona Octávia Lustosa Sobreira, também falecida, que era casada com João Sobreira Lima e mãe da enfermeira Maria Queiroz, dentre outros”, escreveu o advogado e blogueiro Décio Hélder do Amaral Rocha.

“Seu Fenelon é o penúltimo descendente, nesse grau de parentesco, do coronel José Lustosa da Cunha, o primeiro e único Barão de Santa Filomena, o fundador da nossa cidade de Santa Filomena”, conta o  historiador Armando Lustosa Dourado e Silva.

Fenelon Amorim foi casado por mais de 50 anos com Genésia Pires Lustosa (morta em 13 de junho de 1998), irmã do coronel Irineu da Costa Pires (também de saudosa memória), e pai de dez filhos, a saber: Maria das Vitórias Pires Lustosa do Amaral, Filomena Lustosa Pires de Alencar, Francisca Lustosa de Moura, Raimundo Nonato Pires Lustosa, Irineu Pires Sobrinho, Ubirajara Pires Lustosa, Maria de Fátima Pires Lustosa e Nazareno Pires Lustosa, além de Djalma Pires Lustosa e João Lustosa Sobrinho, ambos falecidos.

Fenelon Lustosa do Amorim, ou simplesmente seu Fenelon, como era conhecido em toda a região, deixa ainda 32 netos, 31 bisnetos e 01 tataraneto ou tetraneto.

O prefeito municipal de Santa Filomena, Esdras Avelino Filho, considerando a relevância do nome do seu tio Fenelon Lustosa do Amorim junto à comunidade filomenense, deverá decretar luto oficial ou até mesmo feriado municipal (se já não o fez), em virtude do falecimento.

Um comentário:

  1. Parabéns Bonifácio pela excelente matéria sobre Seu Fenelon que nos deixa uma saudosa lembraça das sua mão abençoando-nos e seu beijo eterno na cabeça de todos que ali passavam e o cumprimentavam.
    De/ Thayana Rodrigues Cardoso.

    ResponderExcluir