quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pela terceira vez Santa Filomena vacina 100% do rebanho contra a Febre Aftosa

O Município de Santa Filomena, localizado no sudoeste do Piauí, foi o primeiro a vacinar 100% do rebanho, na segunda etapa da campanha contra a febre aftosa. As informações são da unidade da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi).

O relatório consolidado do dia 16 de janeiro de 2012 mostra Santa Filomena com 100% de vacinação, fato que ocorre pela terceira vez desde a implantação da Agência na cidade. Durante as outras etapas, o município conseguiu vacinar mais de 99% do seu rebanho.

Conforme os dados divulgados pelo escritório da Adapi, foram imunizados na segunda etapa de 2011 todos os 15.091 bovinos existentes, dos quais 11.262 (74,6%) são do sexo feminino. O curioso é que nos últimos seis meses foram vendidos aproximadamente 2 mil bezerros para outros Estados – principalmente Maranhão – e mesmo assim o rebanho ficou estabilizado.

“É sinal de que todos os 427 criadores de Santa Filomena, distribuídos em 394 propriedades rurais, estão conscientes de suas responsabilidades”, afirmou Everaldo Lustosa de Sousa, chefe do escritório da Adapi, que aproveitou para agradecer o empenho dos parceiros.

Participaram ativamente da segunda etapa da campanha, os “barreiristas” Albertino Júnior Alves Barreira, André Novaes de Lima, Caio Lustosa de Alencar Neto e Leandro Nazareno Nascimento, além de outros profissionais ligados ao setor, como do Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Trabalhadoras Rurais, sem deixar de lado o grande esforço dos criadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário