quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Onda de calor invade o sudoeste do Piauí e registra temperaturas acima dos 36ºC

Santa Filomena amanheceu hoje (04/08) com 22 graus e deve
passar dos 35 graus C, segundo informa a meteorologia
A cidade de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, vem registrando nos últimos dias, talvez as temperaturas mais altas em um início do mês de agosto. O calor em plena estação fria elevou os termômetros de forma surpreendente, medindo quantidade de calor superior a 36ºC, chegando à máxima de 38ºC, como ocorreu na tarde de ontem, quarta, dia 3.

A temperatura mínima também tem permanecido acima da comumente verificada no período, nunca inferior aos 17 ºC, bem diferente de anos anteriores, quando no começo das manhãs a sensação térmica chegava aos 10 graus, obrigando os filomenenses a usarem agasalhos.

O tempo em Santa Filomena permanece com predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens. Os ventos secos, vindos principalmente do quadrante leste, sopram à velocidade variável entre 10 e 17 quilômetros por hora, sobretudo pela manhã.

Sudoeste do Piauí vem enfrentando temperaturas acima dos
36 graus e umidade relativa do ar abaixo dos 20 por cento
Essas correntes de ar estão reduzindo a umidade relativa do ar, inferior a 20% no final das tardes, fazendo com que doenças possam atingir níveis altíssimos entre a população. São males como insolação, intoxicação alimentar, virose, desidratação, micoses e outros.

A desidratação, por exemplo, provoca perda de líquidos e sais minerais do corpo. É mais comum nessa época porque bebemos muita água e, por consequência, urinamos mais. Aí ocorre um aumento significativo da transpiração e alterações provocadas pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados, ocasionando vômitos e diarréias.

A previsão é de que, pelo menos durante a primeira quinzena de agosto, o tempo continue quente e seco, com céu claro e predomínio de sol ao longo dos próximos dias. Segundo a Somar Meteorologia, a temperatura em toda região continuará elevada durante os meses de agosto e setembro. Se houver chuvas, o acumulado não passará dos 30 (trinta) milímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário