terça-feira, 16 de agosto de 2011

Procissão encerra os festejos da padroeira Santa Filomena

Fiéis participam da tradicional Procissão de Santa Filomena
A tradicional procissão de Santa Filomena encerrou os festejos religiosos, no início da noite de ontem, segunda-feira (15). O cortejo, formado por duas filas, saiu da Capela de Nossa Senhora da Conceição, percorreu a Rua Presidente Getúlio Vargas e a Avenida Barão de Santa Filomena, até chegar à Igreja Matriz de Santa Filomena.

A procissão, transmitida pela Rádio Comunitária Rio Taquara FM, seguiu com a presença do Padre José Manoel Águila Martins, de Dom Ramón López Carrozas (Bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurguéia), do prefeito Esdras Filho e de outras autoridades, além de visitantes e representantes das 22 comunidades rurais visitadas mensalmente pelo vigário da Paróquia.

Chegada da imagem de Santa Filomena à Igreja Matriz
Ao final de mais um festejo em louvor a Santa Filomena, o Padre José Manoel apresentou o balanço do trabalho realizado durante o festejo 2011 que superou todas as expectativas e, segundo ele, é composto de três colunas, sendo uma negativa e duas altamente positivas.

Para José Manoel, a falta de atenção e carinho por parte dos organizadores para com todos foi um ponto extremamente negativo. Em compensação, avalia como altamente positiva a participação voluntária, desinteressada, assídua e incansável de muita gente que nem sequer teve seu nome incluído na relação de colaboradores do evento.

Missa de encerramento, celebrada pelo Pe. Manoel e por D. Ramón
Agora, espetacular mesmo foi o trabalho desenvolvido pela equipe da “Noite dos Vaqueiros” e Pecuaristas, encabeçada pelo magistrado Aderson Antonio Brito Nogueira, cuja arrecadação do domingo (14) superou os R$ 20 mil, metade do valor recolhido durante toda festividade.

O Padre José Manoel destacou ainda a participação efetiva dos produtores do Cerrado, da Serra da Fortaleza à Serra das Guaribas. A noite dedicada e organizada por eles, sábado (13), rendeu R$ 6.700,00 (seis mil e setecentos reais) e mais 150 sacas de arroz em casca, avaliados em mais ou menos 4 mil e 500 reais.

Dom Ramón preside Missa de encerramento do Festejo
“Para nós da equipe, o saldo financeiro do Festejo foi surpreendente e altamente positivo. Graças a Deus e à interseção de Santa Filomena, alcançamos os objetivos, tanto religioso como financeiro e social. Queremos agradecer, de forma especial, à Prefeitura Municipal, pela colaboração e a presença do Esdras, da Luísa e de todos os funcionários. A todos aqueles que doaram, em dinheiro ou em objetos, ilustres e anônimos, o nosso sincero DEUS LHES PAGUE”, disse o pároco José Manoel.

Assim acabou mais um Festejo. Talvez tenha sido o melhor dos últimos anos, em todos os aspectos. Milhares de fiéis, não só de Santa Filomena, mas também de Alto Parnaíba (MA) e Tasso Fragoso (MA), de Brasília (DF) e até de Boa Vista (RR), acompanharam a Festa da Padroeira Santa Filomena, participando das Missas, bingos e leilões, nos dez dias em que acontece o maior evento religioso do município mais ocidental do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário