quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Governo retoma estudo de viabilidade técnica e econômica da Hidrovia do Parnaíba

Hidrovia do Parnaíba: São1.260 km, de Santa Filomena ao litoral
A implantação de uma hidrovia no Rio Parnaíba, que vai ligar os municípios de Santa Filomena e Luis Correia, beneficiando também outras cidades que se encontram no eixo, está prevista para acontecer nos próximos anos. A informação foi dada na tarde de ontem, terça-feira (30), pelo secretário de estado dos Transportes, Antonio Avelino Rocha de Neiva.

A Hidrovia do Parnaíba, com uma extensão aproximada de 1.260 km, é constituída pelos rios Parnaíba e Balsas, além dos canais que formam o delta do Parnaíba. No rio Parnaíba temos o trecho entre Uruçuí e o litoral, de 669 km - interrompido pelo lago de Boa Esperança - e o de Uruçuí a Santa Filomena, com outros 364 km. No rio Balsas são 225 km da foz (na margem esquerda do Parnaíba) à cidade de Balsas. A demanda principal é pelo movimento de cargas agrícolas dos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia.

Avelino Neiva esteve em Santa Filomena acompanhado de Luziel Reginaldo de Sousa, diretor do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários da Secretaria de Gestão de Programas do Ministério dos Transportes.

Luziel: "Eu, particularmente, acredito que a hidrovia é viável"
“Vim aqui por determinação do nosso ministro dos Transportes, para num primeiro momento conhecer a situação do próprio local, a fim de que na sequência possamos desenvolver as etapas, que seriam a contratação de um estudo de viabilidade técnica e econômica, para então se fazer uma análise das condições do rio”, disse Luziel Souza.

O representante do Ministério dos Transportes afirmou ainda que a análise irá identificar o potencial de cargas já instalado no momento, assim como num horizonte de médio e longo prazo, além de verificar se a retomada da Hidrovia do Parnaíba é realmente viável.

“Eu, particularmente, acredito que sim. Mas o estudo é quem vai responder sobre aquilo que deve ser feito, como as dragagens, os deslocamentos e a instalação de terminais portuários. Tudo isso será analisado”, finalizou.

BR-235 - O secretário estadual Avelino Neiva falou também a respeito da enigmática estrada Santa Filomena/Gilbués (BR-235/PI). Segundo ele, no início de agosto foi dada a ordem de serviço à Construtora Sucesso e que, por determinação do governador Wilson Martins, a empresa licitada deverá se instalar o mais rápido possível em Gilbués para iniciar a obra.

Neiva: "A BR-235 está diretamente ligada à hidrovia do Parnaíba"
“Tivemos hoje pela manhã no DNIT tratando do assunto BR-235, estrada que interessa muito ao Piauí, pois está diretamente relacionada à navegabilidade do Parnaíba. O Dr. Sebastião Ribeiro me garantiu que estaremos recebendo mais de R$ 40 milhões para começar essa rodovia, que terá um volume de recursos elevado”, afirmou.

Agora administrada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), por receber a nomenclatura de Rodovia Federal e ser definida pela sigla BR, a estrada Santa Filomena/Gilbués está sendo delegada ao Governo do Estado do Piauí, que passa a ser responsável pela assinatura da ordem de serviço para sua implantação e pavimentação.

“É uma maneira de se executar a obra com maior rapidez”, garantiu Avelino Neiva, que aproveitou para noticiar a construção dos trechos ferroviários Altos/Simplício Mendes (Transnordestina) e Altos/Luis Correia, evitando que a produção agrícola do Piauí seja exportada pelos portos de Itaqui (MA) e Suape (PE), mas sim pelo futuro Porto de Luis Correia. "Para tanto, a presidente Dilma Rousseff acaba de autorizar a alocação de recursos no PPA (Plano Plurianual) da ordem de 875 milhões de reais", concluiu Avelino Neira.

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