Vista aérea de Santa Filomena (PI), no seu 146º aniversário |
Tal resolução foi suprimida pela Lei nº 763, de 5 de setembro de 1871, sendo restaurado mais tarde, com território desmembrado do município de Parnaguá, pela Resolução Provincial nº 811, de 3 de agosto de 1873, e reinstalado em 26 de dezembro do mesmo ano, pelo Dr. José Lustosa de Sousa, juiz municipal de Parnaguá, cuja Comarca ficou pertencendo àquela jurisdição até o advento da resolução provincial nº 850, de 18 de julho de 1874, que criou a Comarca.
Caminhão atolado na "poaca" da estrada de Santa Filomena ... |
Entretanto, podemos afirmar que são 146 anos de isolamento e sofrimento, já que a povoação fundada pelo coronel José Lustosa da Cunha (mais tarde Barão de Santa Filomena) continua sendo a única cidade do território mafrense a não contar com acesso viável ao próprio estado do Piauí. É uma situação desastrosa, calamitosa e vexatória, fruto do abandono e do descaso dos governos Estadual e Federal para com a gente filomenense.
... ou no lamaçal, um verdadeiro desrespeito à população local |
E olha que a cada dois anos, não são poucos os políticos do Piauí (inclusive os que defendem o “Piauí Unido”, contra sua divisão territorial) que visitam Santa Filomena e sem nenhum pudor prometem a misteriosa estrada Santa Filomena/Gilbués, assim como também a ponte Santa Filomena/Alto Parnaíba, ligando o Piauí ao Maranhão.
Político até prometeu vestir saia se essa ponte não saísse !!! |
O ex-governador Wellington Dias e o atual governador Wilson Martins também prometeram e continuam prometendo a velha estrada. O pior é que “gato escaldado tem medo de água fria”. Ou seja; ninguém de Santa Filomena acredita mais no que eles dizem. Afinal de contas, quando se tem uma decepção, é bom se cuidar para não sofrer outra desilusão.
Cadê a construção da Praça da Matriz? Ficou só na placa! |
A suposta obra, que teria 90 (noventa) dias de prazo para conclusão e estava orçada em R$ 273.094,47 (duzentos e setenta e três mil, noventa e quatro mil reais, e quarenta e sete centavos), seria financiada com recursos do tesouro estadual (ICMS/SEINFRA), além da contrapartida da Prefeitura Municipal de Santa Filomena. No local, nem placa existe mais.
Enquanto isso, passageiros e motoristas sofrem as consequências |
Em função dessa ausência governamental, empresas estabelecidas na região já acenam para a possibilidade de assumirem a implantação/pavimentação da rodovia, com um contrato de concessão de 20 anos, tendo em troca o direito de cobrar pedágio. Portanto, a privatização da BR-235/PI (Santa Filomena/Gilbués) poderá ser a saída para a região. “É uma lástima, Chico Paulo”, diria o jornalista Deoclécio Dantas nos bons tempos de Rádio Pioneira.
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