quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Santa Filomena completa 146 anos, mas continua isolada do Piauí

Vista aérea de Santa Filomena (PI), no seu 146º aniversário
No dia 25 de agosto de 1865 foi criado o Município de Santa Filomena, sob a denominação atual, pela Resolução Provincial nº 586, de 25 de agosto de 1865, assinada pelo governador da Província, Franklin Américo de Meneses Dória (1864-1866).

Tal resolução foi suprimida pela Lei nº 763, de 5 de setembro de 1871, sendo restaurado mais tarde, com território desmembrado do município de Parnaguá, pela Resolução Provincial nº 811, de 3 de agosto de 1873, e reinstalado em 26 de dezembro do mesmo ano, pelo Dr. José Lustosa de Sousa, juiz municipal de Parnaguá, cuja Comarca ficou pertencendo àquela jurisdição até o advento da resolução provincial nº 850, de 18 de julho de 1874, que criou a Comarca.

Caminhão atolado na "poaca" da estrada de Santa Filomena ...
Passados 146 anos de autonomia, dados da Secretaria Estadual de Fazenda indicam que Santa Filomena está entre as 22 maiores economias do Piauí, graças principalmente à força do agronegócio, implantado em 1978, pelos primos Antonio Luis Avelino Filho e Esdras Avelino filho, os quais foram pioneiros na agricultura mecanizada no cerrado piauiense.

Entretanto, podemos afirmar que são 146 anos de isolamento e sofrimento, já que a povoação fundada pelo coronel José Lustosa da Cunha (mais tarde Barão de Santa Filomena) continua sendo a única cidade do território mafrense a não contar com acesso viável ao próprio estado do Piauí. É uma situação desastrosa, calamitosa e vexatória, fruto do abandono e do descaso dos governos Estadual e Federal para com a gente filomenense.

... ou no lamaçal, um verdadeiro desrespeito à população local
A rodovia PI-254 ou BR-235/PI, que parece não existir nem no papel, deveria ser a via de locomoção para a população e escoamento dos cerca de 10% (dez por cento) da produção agrícola do Piauí, entre os 130 quilômetros que separam Santa Filomena e a BR-135 (Monte Alegre/Gilbués), certamente é desconhecida dos representantes políticos do nosso Estado, especialmente daqueles contrários à criação do Gurguéia.

E olha que a cada dois anos, não são poucos os políticos do Piauí (inclusive os que defendem o “Piauí Unido”, contra sua divisão territorial) que visitam Santa Filomena e sem nenhum pudor prometem a misteriosa estrada Santa Filomena/Gilbués, assim como também a ponte Santa Filomena/Alto Parnaíba, ligando o Piauí ao Maranhão.

Político até prometeu vestir saia se essa ponte não saísse !!!
Quem não se lembra da fantástica promessa do ex-deputado federal e ex-senador Heráclito Fortes, quando no final de setembro de 2000, em um comício pró-candidatura do ex-prefeito Ernani de Paiva Maia, prometeu que a ponte seria construída? “Se essa ponte não for construída, prometo vestir saia. Mas se for construída, vou trazer um caminhão de chita, prá vestir saia naqueles que não acreditam”, disse. Decorridos quase 11 anos, a ponte não “saiu” e nem tampouco alguém “vestiu saia”.

O ex-governador Wellington Dias e o atual governador Wilson Martins também prometeram e continuam prometendo a velha estrada. O pior é que “gato escaldado tem medo de água fria”. Ou seja; ninguém de Santa Filomena acredita mais no que eles dizem. Afinal de contas, quando se tem uma decepção, é bom se cuidar para não sofrer outra desilusão.

Cadê a construção da Praça da Matriz? Ficou só na placa!
Aliás, o Governo Estadual tem sido muito ingrato com o povo de Santa Filomena. Para que se tenha idéia desse desleixo, nossos governantes não se dispõem sequer a liberar recursos para a construção de uma praça, orçada em menos de 300 mil reais. Isso mesmo! O “Governo Presente” até mandou colocar uma placa na Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz), no início de 2010, anunciando a sua construção.

A suposta obra, que teria 90 (noventa) dias de prazo para conclusão e estava orçada em R$ 273.094,47 (duzentos e setenta e três mil, noventa e quatro mil reais, e quarenta e sete centavos), seria financiada com recursos do tesouro estadual (ICMS/SEINFRA), além da contrapartida da Prefeitura Municipal de Santa Filomena. No local, nem placa existe mais.

Enquanto isso, passageiros e motoristas sofrem as consequências
É assim que Santa Filomena vem sendo tratada ao longo de 146 anos. Para quem não sabe, o município se prepara para plantar em torno de 100.000 hectares de grãos e algodão herbáceo na safra 2011/2012. Mas tanta produção esbarra na falta de logística, emperrando o desenvolvimento econômico e social.

Em função dessa ausência governamental, empresas estabelecidas na região já acenam para a possibilidade de assumirem a implantação/pavimentação da rodovia, com um contrato de concessão de 20 anos, tendo em troca o direito de cobrar pedágio. Portanto, a privatização da BR-235/PI (Santa Filomena/Gilbués) poderá ser a saída para a região. “É uma lástima, Chico Paulo”, diria o jornalista Deoclécio Dantas nos bons tempos de Rádio Pioneira.

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