domingo, 29 de janeiro de 2012

Alto Parnaíba está entre os cinco maiores produtores de milho do Maranhão

Atualmente, no Maranhão, os cinco principais municípios produtores de milho são Alto Parnaíba, Buriticupu, Santa Luzia, Tasso Fragoso e Balsas, município pólo que lidera a lista, com uma previsão de colher cerca de 68 mil toneladas  na safra 2011/2012.

A produção maranhense de milho deve ficar acima das 646 mil toneladas, conforme estimativas do IBGE. A agricultura empresarial maranhense produz quase metade do total previsto, cerca de 300 mil toneladas do grão. Na região de Balsas muitos agricultores irão colher a soja no final de fevereiro e, em seguida, iniciar o plantio do milho segunda safra, que será colhido nos meses de maio e junho.

Segundo analistas, a perspectiva em relação à comercialização está bem melhor do que no ano passado. Quem plantou milho no Maranhão tende a obter bons lucros, haja vista que na região sul do Brasil e na Argentina houve uma perda da produção em virtude da estiagem, o que vai acarretar numa oferta menor do grão.

Parte da produção de milho colhida do Maranhão é exportada para os outros estados da Região Nordeste, como o Ceará, Piauí e Pernambuco. O milho comercializado no estado é utilizado principalmente na produção de ração para aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário