Atualmente, no Maranhão, os cinco principais municípios produtores de milho são Alto Parnaíba, Buriticupu, Santa Luzia, Tasso Fragoso e Balsas, município pólo que lidera a lista, com uma previsão de colher cerca de 68 mil toneladas na safra 2011/2012.
A produção maranhense de milho deve ficar acima das 646 mil toneladas, conforme estimativas do IBGE. A agricultura empresarial maranhense produz quase metade do total previsto, cerca de 300 mil toneladas do grão. Na região de Balsas muitos agricultores irão colher a soja no final de fevereiro e, em seguida, iniciar o plantio do milho segunda safra, que será colhido nos meses de maio e junho.
Segundo analistas, a perspectiva em relação à comercialização está bem melhor do que no ano passado. Quem plantou milho no Maranhão tende a obter bons lucros, haja vista que na região sul do Brasil e na Argentina houve uma perda da produção em virtude da estiagem, o que vai acarretar numa oferta menor do grão.
Parte da produção de milho colhida do Maranhão é exportada para os outros estados da Região Nordeste, como o Ceará, Piauí e Pernambuco. O milho comercializado no estado é utilizado principalmente na produção de ração para aves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário