sábado, 7 de janeiro de 2012

PF vai investigar deputados, prefeitos e agiotas no Maranhão

A Polícia Federal vai desencadear uma operação para prender deputados, prefeitos e agiotas no Maranhão, envolvidos com desvios de recursos públicos. Denúncias dão conta de que existe parlamentares que emprestam dinheiro para prefeitos e recebem de volta com juros bem acima do mercado.

Em outras palavras, essa prática quer dizer “agiotagem”. Significa a prática da usura, onde uma pessoa empresta dinheiro a outra no mercado informal, sem a devida autorização legal.

Os agiotas geralmente são procurados por pessoas que não têm crédito na praça por terem baixa renda, estarem muito endividadas ou na lista dos devedores em atraso.

Com taxas de juros acima de 10% ao mês e cálculos de mora particulares que tornam uma dívida impagável, os agiotas transformam a vida do devedor em um pesadelo. O dinheiro que parece ser a solução para os problemas o leva ao fundo do poço.

Numa outra linha, a PF deve investigar também a relação de prefeitos maranhenses com agiotas. Essas pessoas que emprestam dinheiro se utilizam da faixada de factoring e tem em mãos cheques até do FUNDEB que, em alguns casos, já foram descontados.


Fonte: Blog do Luis Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário