quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba poderá ser demarcado

Está marcado para o dia 6 de fevereiro o início da licitação para a escolha da empresa que fará o serviço de demarcação e levantamento cadastral das pessoas e propriedades existentes no interior do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Esse parque foi criado em julho de 2002, por decreto presidencial, mas até agora não foi feita a demarcação que registrará no solo os limites exatos dessa unidade de conservação. O Parque das Nascentes do Parnaíba tem 729 mil hectares, distribuídos por nove municípios da região de fronteira entre os estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.

No último dia 8, o apresentador da Rádio Senado Ondas Curtas, José Carlos Sigmaringa, esteve conversando conosco na Rádio Comunitária Rio Taquara FM, de Santa Filomena (PI), e falou sobre o assunto. Disse que iria procurar informações a respeito, haja vista que o Parque Nacional das Nascentes do Parnaíba ocupa quase metade do município de Alto Parnaíba (MA) e, passados 10 anos, nunca foi demarcado nem definida a situação dos moradores da referida área. O “Sig”, como é conhecido entre os seus ouvintes, também se comprometeu debater o tema no Programa Sintonia Ambiental, na Rádio Senado.

Cumprindo o que havia prometido na Rio Taquara FM, o programa Sintonia Ambiental de hoje (19), que será reapresentado no domingo (22), entrevista a chefe dessa unidade de conservação, Cristiana Aguiar, e o membro da Comissão Permanente de Licitação da Secretaria de Meio Ambiente do Piauí, Genésio Nunes, responsável pela realização da licitação que vai contratar a empresa que realizará o serviço de demarcação e levantamento cadastral das pessoas e propriedades existentes no parque, que serão removidas e indenizadas.

O Programa Sintonia Ambiental vai ao ar toda quinta-feira, às 8h da manhã (horário de Brasília), pela Rádio Senado Ondas Curtas, com reprise aos domingos, também às 8h, dentro do Programa O Senado é Mais Brasil. A Rádio Senado Ondas Curtas transmite em 5990 Khz, faixa de 49 metros.

O Sintonia Ambiental, que sempre discute temas relacionados à conservação do nosso Meio Ambiente, com direção e apresentação do jornalista José Carlos Sigmaringa, está disponível também em: http://www.senado.gov.br/noticias/radio/programas.asp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário