A principal rodovia do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no
Piauí - estrada Gilbués/ Santa Filomena, que vai do entroncamento da
BR-135 (Gilbués) até a entrada da PI-254 (Santa Filomena) e terá uma
extensão de 135 quilômetros - em breve começará a receber a capa
asfáltica, um antigo sonho do povo filomenense, geração após geração.
A primeira interseção da rodovia situa-se na BR-135, próximo à área
urbana de Monte Alegre do Piauí. O término do trecho, na chegada à zona
urbana de Santa Filomena, parece que ficará condicionado ao local a ser
definido para a travessia do Rio Parnaíba e conexão com a rodovia
MA-006, na cidade de Alto Parnaíba, no lado do Maranhão.
Além desses pontos de ligação, estão projetadas as conexões devidamente
pavimentadas com as localidades Boqueirão (Gilbués) e
Povoado Matas (Santa Filomena), bem como a ligação com o
sistema viário de Santa Filomena.
A BR-235/PI - estrada Gilbués/Santa Filomena - tem plataforma ou pista
de rolamento igual a 7,0 m de largura (portanto padrão BR, mais larga do
que as vias estaduais), com 2,5 m de acostamento para cada sentido,
mais 1,0 m de sarjeta (cortes) e 40 cm de banquetas.
As obras contemplam drenagem, terraplanagem, pavimentação, obras de arte
complementares e sinalização horizontal/vertical. Até o momento, as
atividades de desmatamento já chegam a cerca de 50 quilômetros (São
José). A terraplanagem se acha concluída em aproximadamente 30
quilômetros (Rio Salinas), estando em fase de
impermeabilização, com piche, um espaço de mais ou menos 5 (cinco)
quilômetros.
No trecho, a rodovia BR-235/PI enquadra-se dentro de um clima quente
tropical, com estação seca pronunciada de 7 meses (maio a novembro). A
precipitação máxima atinge um total de 1.700mm anuais, enquanto que a
mínima, corresponde à zona mais árida, fica em torno de 600mm, mantendo
os solos rogorosamente secos por mais de 90 dias durante o ano.
A estrada Gilbués/Santa Filomena será construída pelo vale do Rio
Taquara porque, segundo o Projeto Executivo do Dnit (Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes), além de passar pelo Povoado
Matas, onde estão as mineradoras de Calcário, possui terras férteis,
abundância de água e concentra grande parte da população rural de Santa
Filomena.
Orçada inicialmente em R$ 103.275.000,00 (com os reajustes anuais, pode
ultrapassar a casa dos R$ 120 milhões), a pavimentação desse segmento da
BR-235/PI é, sem nenhuma dúvida, de extrema importância, não apenas
para o escoamento da produção agropecuária de Santa Filomena e de grande
parte da região dos cerrados do Piauí, mas também como vetor indutor do
desenvolvimento, interligando os eixos norte/sul e
nordeste/centro-oeste do Brasil.
Classificada funcionalmente como rodovia transversal, a BR-235
estabelece a ligação de Aracaju, capital de Sergipe, com a cidade de
Cachimbo, no sul do Pará, atravessando a porção sul do Piauí e do
Maranhão, norte da Bahia e do Tocantins, como ainda o oeste de
Pernambuco, passando pelas importantes cidades de Petrolina (PE) e
Juazeiro (BA).
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