terça-feira, 29 de maio de 2012

Nasce "superbebê" no sul do Piauí, com quase 6 quilos e 60 cm de comprimento

Samuel Pessoa Dias, o 3º filho da agricultora Nonata Alves Pessoa, chamou a atenção dos funcionários da Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí. Com 5,8 quilos e 60 centímetros de comprimento, o bebê veio ao mundo após realização de cirurgia cesárea, às 7h30 do último dia 18 (sexta-feira), peso e altura de meninos com 04 (quatro) meses, pela média verificada na linha de crescimento das crianças brasileiras.

Estavam de plantão na Unidade Mista de Saúde o médico Carlos Augusto de Araújo Braga e a auxiliar de enfermagem Maria da Conceição Lustosa dos Santos (Ceiça). Para Conceição Lustosa, o fato é inédito no Posto de Saúde de Santa Filomena. “É comum nascerem bebês com até 3,8 quilos. O maior que havia nascido aqui pesou 4,150 quilos, de cesariana”, disse.

De acordo com o clínico-geral Carlos Braga, o parto foi realizado com 39 semanas e quatro dias de gestação - o período considerado normal para uma gestação humana varia de 37 a 42 semanas ou até 294 dias - e havia sido pré-agendado, exatamente por ser considerada uma gravidez de alto risco.

“A mãe do bebê apresentava indisposição por conta do grande volume abdominal. A nossa expectativa era que o bebê pesasse 4,900 kg. Tanto a mãe como o bebê deixaram o hospital em ótimas condições de saúde”, afirmou.

A alimentação da mãe deve ter influenciado no crescimento exagerado do feto, já que é comum na região as pessoas comerem amido, polissacarídeo sintetizado pelos vegetais para ser utilizado como reserva energética, encontrado sobretudo nos produtos derivados da mandioca.

Outra causa provável pode ser a diabetes gestacional, uma alteração do metabolismo que se caracteriza pela hiperglicemia, ou seja, pelo aumento da glicemia (açúcar no sangue), induzido pela gravidez, mas que é corrigida ao final da gestação.

Decorridos mais de 10 dias, o superbebê, que recebeu o nome de profeta, passa bem e fará companhia aos irmãos Bruno Pessoa Dias (4 anos) e Beatriz Pessoa Dias (8 anos). A mãe, Nonata Dias, ainda se recupera da cirurgia, a fim de que possa retornar à sua residência.

Os pais do bebê, Biatan Dias Lopes, 29 anos, e Nonata Alves Pessoa, 23, ambos agricultores na localidade Barra da Lagoa, próximo ao Povoado Brejo das Meninas, distante cerca de 110 quilômetros da cidade de Santa Filomena, sobrevivem basicamente da agricultura familiar.

No momento, a manutenção do casal Biatan Lopes e Nonata Alves, bem como das crianças, depende principalmente dos 160 reais que eles recebem mensalmente do Bolsa Família, programa de transferência de renda que atende 16 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário