terça-feira, 22 de maio de 2012

Chuvas fora de época comprometem safra de algodão no cerrado piauiense

Os quase 10 mil hectares de lavouras de algodão situados na Serra das Guaribas, município de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, podem apresentar redução de cerca de 20% a 25% na produtividade da safra atual, devido às precipitações ocorridas dos últimos dias.

As chuvas atípicas que vêm acontecendo no final do ciclo (durante a floração e a abertura das maçãs, de onde saem as plumas) podem comprometer o rendimento, estimado inicialmente em cerca de 270 arrobas ou mais de 4.000 quilos de algodão com caroço por hectare.

As chuvas também alongam o ciclo da lavoura. Com isso, a colheita deverá ser postergada por mais um mês. Além da queda acentuada de flores/maçãs e, consequentemente, declínio da produtividade, o cotonicultor terá novos custos, pois se a planta fica mais tempo no campo é preciso gastar com o controle de pragas como bicudo, pulgão, mosca branca e lagartas.

O índice pluviométrico na região chegou a mais de 80 milímetros na última semana (13 a 18 de maio de 2012). E, como se sabe, essas chuvas atípicas prejudicam a qualidade da fibra do algodão herbáceo, o peso e a cotação do produto, quase sempre destinado à exportação (Indonésia e China).

Em relação às pragas, o complexo de lagartas, como a Spodoptera sp. – lagarta da maçã (Heliothis virences) e a lagarta falsa medideira (Pseudoplusia includens) – está presente, inclusive em alto grau de incidência, fato que está preocupando os produtores de algodão.

Fonte: Isaac Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário