quinta-feira, 9 de junho de 2011

Poeta popular alto-parnaibano divulga seu primeiro trabalho literário

"Poemas do mestre Heitor Moraes da Silva" é o livro de Heitor, como é popularmente conhecido na cidade de Alto Parnaíba. Editado com o apoio da Prefeitura Municipal e lançado em julho de 2010, o pequeno livro - uma espécie de cordel - é composto de apenas quatro poemas, distribuídos pelas 12 páginas.

A obra literária de Heitor Moraes denota muita simplicidade e objetividade, não sendo necessário que o leitor martele a mente em busca de explicações. As poesias falam somente de amor, vivendo a delícia do amor verdadeiro, puro, ingênuo, doce como mel.

Para divulgar seu trabalho, o poeta e cancioneiro popular Heitor Moraes anda pelas ruas de Alto Parnaíba (MA) e Santa Filomena (PI), vendendo cada exemplar pelo valor quase simbólico de 5 reais. Quem o compra, tem a oportunidade de ler suas principais poesias, companheiras de vários anos de romantismo.

“Heitor não protesta de forma categórica, mas defende a paz na relação amorosa. Não deixa de ser singular, pois espécie de ermitão convicto, o bom Heitor, que estudou muito pouco, colocou no papel os sonhos acalentados de quem vive a solidão como se vivenciasse a multidão”, definiu o advogado e historiador Décio Helder do Amaral Rocha.

Nascido aos 06 de agosto de 1926, filho de José Moraes da Silva (Zé da Prata) e Alice Moraes da Silva, Heitor Moraes viveu toda a infância junto com os sete irmãos, em Alto Parnaíba. Aos 16 anos resolveu andar pelo Brasil, conhecendo vários lugares e fixando residência na cidade de Lagoa da Confusão (TO). Porém, 28 anos depois, retornou à terra natal.

Lá, aprendeu com os índios a técnica de fazer canoas usando apenas um tronco, sem emendas. Carpinteiro e marceneiro de profissão, sempre trabalhou fazendo móveis e tetos de casas. Aposentado e prestes a completar 85 anos de idade, tudo que seu Heitor quer agora é vender o livro. Compre, leia e aprecie, sem moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário