segunda-feira, 20 de junho de 2011

Concluída subestação da Eletrobras Distribuição Piauí em Santa Filomena

Acabam de ser concluídos os serviços da subestação da Eletrobras Distribuição Piauí na cidade de Santa Filomena, distante 925 quilômetros de Teresina. Importante obra de transmissão de energia para as regiões sudoeste do PI e extremo-sul do MA, o empreendimento faz parte do PAC.

“Dos serviços de nossa responsabilidade, 100 por cento já foram realizados e aprovados pela fiscalização da Eletrobras, embora o prazo estabelecido fosse até o dia 12 de julho”, afirma João Bosco de Araújo Medeiros, proprietário da Rei-Mar Construtora, microempresa sediada em Alto Parnaíba (MA) que terceirizou a execução da obra.

O novo Sistema de Subtransmissão duplicará a capacidade de atendimento, permitindo futuras ampliações e melhorando a confiabilidade junto aos consumidores dos municípios de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), cujo Programa de Universalização de Energia Elétrica deverá cobrir uma área de 16.523 km2 – equivalente a 75% da extensão territorial do estado de Sergipe – e beneficiará cerca de 3 mil domicílios rurais.

A instalação desse sistema elétrico de alta potência será fundamental para atender o crescimento e o desenvolvimento de uma das mais importantes regiões econômicas do cerrado piauiense e maranhense, onde estão se instalando grandes unidades industriais.

A distribuição da energia ainda depende da construção de uma segunda linha de transmissão, que deverá ser concluída em outubro e já está sendo executada paralela àquela existente desde meados da década de 1970, partindo da cidade de Gilbués, com extensão aproximada de 140 km, objetivando prioritariamente a eletrificação rural.

O empreendimento, que compreende a subestação em 34,5/13,8kV – 5/6,25MVA, representa investimento de R$ 1.545.017,62 (Um Milhão, Quinhentos e Quarenta e Cinco Mil, Dezessete Reais e Sessenta e Dois Centavos), valor oriundo do Governo Federal, através da Eletrobrás Distribuição Piauí/Ministério das Minas e Energia.

2 comentários:

  1. Bom Dia !!! Gostaria de saber se o João Bosco de Araújo Madeiros de que se fala nessa reportagem sobre a conclusão da substação da Eletrobrás é o homem conhecido ai com ARAUJO ? Sou de Taguatinga DF, filha da um homem com esse nome e que mora ai nessas proximidades e que ontem ficamos sabendo de um acidente ao qual ele estava envolvido. Aguardo respostas desde já muito obrigada !!! E-MAIL - michelinybr2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ele mesmo, Micheliny. Infelizmente nsso amigo Araújo sofreu um acidente de moto e está em Teresina, onde se submeterá a uma intervenção cirúrgica. Mas ele está consciente e. se Deus quiser, tudo vai dar certo.

      Excluir