quinta-feira, 23 de junho de 2011

Paróquia de Santa Filomena celebra festa de Corpus Christi


Católicos participaram da procissão de Corpus Christi em solenidade
presidida pelo pároco José Manoel Águila Martins
 Como é tradição no calendário oficial católico, no final da tarde desta quinta-feira (23), feriado de Corpus Christi, a Paróquia de Santa Filomena, situada no sudoeste do Piauí, realizou procissão e celebrou missa, com início às 17h e término por volta das 19h.

O préstito religioso teve cinco paradas e percurso de aproximadamente 1.200 metros, saindo da Igreja, seguindo pelas ruas Benvindo Lustosa Nogueira e Marquês de Paranaguá, contornado na Prefeitura e retornando ao ponto de saída pela Av. Barão de Santa Filomena.

Muitos católicos filomenenses participaram do culto cristão, presidido pelo pároco José Manoel Águila Martins, que relembrou Cristo e pediu que todos refletissem melhor sobre o que somos e o que estamos fazendo de nossas vidas.


A procissão teve cinco paradas e percurso aproximado de 1.200m, passando pelas
ruas Benvindo Lustosa Nogueira e Marquês de Paranaguá, contornado na
Prefeitura e retornando ao ponto de partida via Av. Barão de Santa Filomena
 A festa de Corpus Christi é uma celebração solene em que os católicos recordam a instituição do Sacramento Eucarístico. O fato é descrito na passagem bíblica que trata da Última Ceia de Jesus para com os apóstolos, antes de ser crucificado.

A festa teve início na cidade de Liége, na Bélgica, contudo, apenas um século depois é que o Papa Clemente V tornou a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Com a oficialização de Corpus Christi, o evento é celebrado na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Em Santa Filomena, a festa começa com a procissão e finaliza na Santa Missa, com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário