quinta-feira, 16 de junho de 2011

Comunidade do Bairro São João mantém tradição e reverencia seu padroeiro

Moradores do Bairro São João, na cidade de Santa Filomena (PI), seguem a tradição iniciada pelo baiano conhecido por João Redondo, “catingueiro” vindo da Bahia em meados do século XIX e pai de Nelsa Maria de Sousa (Dona Nelsa), hoje com seus 84 anos de idade, que ainda encontra forças para manter viva a tradição deixada pelo fundador da Comunidade.

No final da tarde de ontem (15), devotos reverenciaram seu padroeiro São João Batista, fazendo a abertura da festa com o cortejo do "pau da bandeira", que saiu da propriedade do agricultor Francisco das Chagas Pinheiro Filho (Chico Rosado), no Sitio Adequê.

Durante todas as noites (15 a 24/06) acontecerá a novena na Capela de São João Batista, além de quermesses, quadrilhas e outros eventos caipiras que irão movimentar a festa no espaço cultural do chamado “Campo Velho”, em frente às cerca de 20 barracas instaladas.

Com 19 (dezenove) metros de comprimento e quase 2 (duas) toneladas de peso, pessoas ligadas à própria comunidade carregaram o caule principal de uma árvore que servirá como mastro para a bandeira de São João até o final da noite do dia 24, quando às 6h00 da manhã de sábado (25) ocorrerá a derrubada do mastro de São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário