sábado, 4 de junho de 2011

Lei da Ficha Limpa completa um ano e passa a ter eficácia plena

A Lei da Ficha Limpa completa um ano hoje, 04 de junho. A partir de agora, essa norma de iniciativa popular passa a ter eficácia jurídica, atendendo ao dispositivo constitucional que fez o STF adiar a sua aplicação.

O balanço do primeiro aniversário é muito positivo, pois foi o assunto mais debatido nas eleições de 2010, obrigando diversos políticos com “ficha suja” desistir da participação nas eleições. Um bom exemplo é o caso do ex-governador do Distrito Federal - Joaquim Roriz -, demonstrando que quando a sociedade se organiza e se mobiliza consegue fazer mudanças importantes.

Assim, temos muito a comemorar e mais ainda a fazer para melhorar o processo eleitoral de nosso País e, consequentemente, a qualidade do quadro político atual. O Autor na Praça, em parceria com o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), organizaram para logo mais, a partir da 14h00, uma tarde de autógrafos do livro “Ficha Limpa – A Lei da Cidadania”, de Moacir Assunção e Marcondes Pereira Assunção.

Além de autógrafos, haverá depoimentos de Luciano Santos, Caci (Carmen Cecília de Souza Amaral) e outros integrantes do MCCE.

Afinal de contas, o Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calisto, em Pinheiros, SP – foi um dos pontos de coletas de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular.

A introdução do livro é de Márlon Jacinto Reis, juiz eleitoral e presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe) e um dos líderes nacionais do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que lançou a Lei da Ficha Limpa e conta com a participação de outros membros do MCCE, como Luciano Santos, que apresenta um depoimento de quem acompanhou a tramitação do projeto.

“A Lei da Ficha Limpa completa um ano e passa a ter eficácia plena. Depois de tanta luta, essa grande conquista ainda corre riscos. Precisamos defender a Lei da Ficha Limpa com o mesmo fervor com que amamos o Brasil”, disse o juiz Márlon Reis.

Veja um vídeo sobre o 1º aniversário da Lei Ficha Limpa, com depoimento de Luciano Santos:

http://tv.estadao.com.br/videos,LEI-DA-FICHA-LIMPA-COMPLETA-1-ANO,137911,260,0.htm

Fonte: MCCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário