segunda-feira, 13 de junho de 2011

Grupo de idosos participa de passeio turístico ao balneário Brejo do Campo


Passear, divertir, conversar e sorrir. Foi com esse objetivo que a equipe do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, promoveu na semana passada mais um encontro do “CONVIVER”, sólido grupo de pessoas da terceira idade que cresce a cada dia.

O passeio, que contou com a presença de 40 (quarenta) idosos e também do prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), foi coordenado pela secretária de Assistência Social, Luizângela Nogueira, pela assistente social Elízia Lustosa e pela professora Margareth Neres Nogueira.

A finalidade do passeio foi a interatividade e a troca de experiências entre esses idosos. Lá no Brejo do Campo, recinto localizado a menos de um quilômetro da zona urbana da vizinha Alto Parnaíba, à margem da rodovia MA-006, eles puderam jogar, ouvir músicas, ganhar prêmios e tomar um refrescante e descontraído banho.

Ao longo do dia, os idosos filomenenses participaram de diversas atividades, acompanhados visualmente pela equipe da Assistência Social. Logo após, foi servido um lanche para o grupo da terceira idade, tudo regado a causos, piadas, brincadeiras e, enfim, muita diversão.

Dada a importância de eventos desse tipo, que ocupam e dão mais brilho à vida das pessoas na terceira idade, a ideia é criar – mensalmente – um novo passeio para divertir a turma do grupo “CONVIVER”, pondo abaixo o estereótipo de que a pessoa idosa está diretamente relacionada à cadeira de balanço, ao pijama, à bengala e ao cobertor.

De uns anos para cá, os padrões mudaram, já que as pessoas têm chegado na terceira idade cada vez mais fortes e saudáveis. Quem passou dos sessenta anos nos dias de hoje, se acostumou a uma vida agitada, repleta de atividades.

Em função dessa nova realidade, está cada vez maior a procura por descanso e diversão. É um novo fenômeno, o do lazer junto às pessoas da “terceira idade”, também difundida como “melhor idade” e “jovem de ontem”. Os passeios na pracinha para jogar milho aos pombos e se divertir em uma partida de dominó são agora coisas do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário