Na mesma data, a Mesa Diretora da Assembleia, através da Resolução Administrativa de número 730/2011, determinou também que o prazo para recebimentos de pedidos de emancipação de município se encerrará sábado (11), às 18 horas.
A partir de segunda-feira (13), uma nova etapa terá início no processo que antecede à criação de novos municípios. Recebidos os requerimentos, a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional e elaboração de Projetos de Criação de Municípios, verificará a regularidade dos pedidos e providenciará a elaboração de um estudo de viabilidade para as localidades a serem criadas, assim como das áreas remanescentes do município pré-existente.
O prazo para que a Comissão de Assuntos Municipais entregue o estudo é de 120 dias. Segundo a Resolução da Casa, o Estudo de Viabilidade Municipal tem por finalidade “o exame e a comprovação da existência das condições que permitam a consolidação e o desenvolvimento dos municípios envolvidos”.
Cabe ao Estudo comprovar, de forma preliminar, se foram atendidos os pré-requisitos mínimos exigidos pela Resolução. Dentre as divisões, uma delas pode ser em Balsas. O novo município de Campos dos Gerais fica localizado no Gerais de Balsas e a sede municipal seria o povoado Batavo.
Na região existe grande expectativa favorável ao novo município, tendo em vista que isso facilitará a vida de milhares de famílias que residem distante de Balsas, algumas ficam 400 quilômetros de distancia da cidade.
O novo município de Campos dos Gerais fará extrema com Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Riachão, Balsas e com o Estado do Tocantins.
Fonte: Rádio e TV Boa Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário