sábado, 11 de junho de 2011

Escola Municipal Tia Edinha lembra o Dia Nacional do Trabalhador Rural

A Escola Municipal Tia Edinha, da cidade de Santa Filomena (PI), lembrou na noite de ontem, sexta-feira (10), o "Dia Nacional do Trabalhador Rural", com o objetivo de valorizar a identidade do homem e da mulher que trabalha a Terra, em qualquer parte do Brasil.

Professores e alunos apresentaram diversos trabalhos desenvolvidos em salas de aulas, como: músicas, textos, danças e outros tipos de manifestação. O secretário Municipal de Educação, Pedro Eimard Maia de Sousa, acompanhou e prestigiou as atividades alusivas à data, que na verdade é comemorada em 25 de Maio.

O evento teve início com a participação dos alunos da professora Excelsa Lustosa Nogueira que, ao som da música “Obrigado ao Homem do Campo”, interpretada pela dupla cearense Dom & Ravel, apresentaram coreografias relacionadas à saudável vida no campo.

Em seguida, a educadora Excelsa Nogueira fez uma explanação sobre o trabalho que vem realizando na Escola Tia Edinha, ressaltando a difícil tarefa de alfabetizar jovens e adultos simultaneamente, onde alunos com idades bem diferentes dividem o mesmo espaço.

“Alfabetizar pessoas de 10, 14 ou mais de 20 anos, todos nos primeiros anos de estudo, não é tarefa fácil”, afirmou Excelsa Nogueira, visivelmente emocionada. “É a troca da pedagogia do fracasso pela pedagogia do sucesso”, completou a também professora Ritinha Solange.

Depois, alunos do professor Magno Bezerra declamaram o poema O Poeta da Roça, de autoria do poeta popular Antonio Gonçalves da Silva – o Patativa do Assaré –, que diz logo em sua primeira estrofe: “Sou fio das mata, cantô da mão grossa,/Trabáio na roça, de inverno e de estio./A minha chupana é tapada de barro,/Só fumo cigarro de páia de mio”.

Posteriormente se apresentaram alunos dos professores Rosinha, Solange Maria, Ângela, Lusimary e Valdinar Aguiar, que dançaram o “Tava na Peneira” e outras canções.

Professores e alunos da Escola Municipal Tia Edinha fizeram uma justa homenagem ao nosso sofrido trabalhador rural, que muitas vezes é desrespeitado e desvalorizado, tido até como marginal, mesmo com o amparo da Lei nº 5.889/73, regulamentada pelo Decreto nº 73.626/74 e presente no artigo 7º da Constituição Federal/88.

Parabéns, portanto, a todos que compõem a Escola Municipal Tia Edinha. Vocês mostraram que o trabalho em equipe é essencial, principalmente na área da Educação, nos dando a sensação de que os alunos estão levando para casa os exemplos adquiridos em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário