sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Inaugurado o prédio sede da Promotoria de Justiça em Alto Parnaíba (MA)

Inaugurada a sede própria do Ministério Público em Alto Parnaíba (MA)
Por volta das 14h00 de ontem, quinta-feira (01/12), houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e do Ministério Público, durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguido do corte da fita simbólica e do descerramento da placa de inauguração.

A Procuradora Geral de Justiça do Maranhão, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, abriu a seção solene que tinha como objetivo inaugurar o prédio sede da Promotoria de Justiça da Comarca de Alto Parnaíba. O evento contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, Selene Coelho de Lacerda (Corregedora Geral do Ministério Público), Fernando José Alves Silva (Promotor de Alto Parnaíba), Marcos Aurélio Ramos Fonseca (ex-Promotor da Comarca de Alto Parnaíba e atual Secretário para Assuntos Institucionais da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão), Luis Muniz (Promotor de Justiça, responsável pela Segurança Institucional), Silvio Mendonça Ribeiro Filho (Promotor Justiça de Tasso Fragoso) e Carlos Eduardo Arruda Mont’alverne (Juiz de Direito da Comarca de Alto Parnaíba), além das serventuárias do Ministério Público Estadual (Raiane, Ana Joaquina e Juranice).

Também compareceram à solenidade: Ernani do Amaral Soares (prefeito de Alto Parnaíba); Maria José Figueira Soares (primeira dama de Alto Parnaíba); Fernandes Almista (presidente da Câmara Municipal de Alto Parnaíba), acompanhado dos edis Marco Antonio Leite Almeida, Manoel Gomes Alves, Waldinar “Coelho” e Deusdedith Dias Ferrer; José Milhomem (gerente do Banco da Amazônia); Cabral (gerente do Bradesco), Padre Ugo (pároco de Alto Parnaíba); Marcos e Bruna Dalla Barba (advogados); e membros do Conselho Tutelar de Alto Parnaíba.

Ernani Soares, Selene Coelho, Maria de Fátima Cordeiro e Fernando José
Em seu pronunciamento, o representante do Ministério Público em Alto Parnaíba, Fernando José Alves Silva, falou da alegria em inaugurar o novo prédio da Promotoria, com acessibilidade para todos os cidadãos, lembrando que “o Ministério é do Público”.

Marcos Aurélio Ramos Fonseca (ex-Promotor da Comarca de Alto Parnaíba e Secretario para Assuntos Institucionais da Procuradoria Geral de Justiça) externou o carinho que sente por Alto Parnaíba e da conquista da população em adquirir o novo espaço do Ministério Publico, lembrando ainda dos ex-promotores da comarca alto-parnaibana, Laerte Pinho de Ribamar, Carlos César Lindoso e Benedito Coroba.

O prefeito Ernani Soares ressaltou as dificuldades vividas pelo povo de alto Parnaíba, quando a comarca ficava anos sem a presença do representante do Ministério Público, assim como a importância da inauguração do prédio, que significa a permanência do Promotor no Município e, concluindo, agradeceu ao ex-promotor Marcos Aurélio, pelo carinho com Alto Parnaíba.

Procuradora Maria de Fátima: "Quando assumi minha primeira 
Comarca, em Riachão, não encontrei nem uma casa para alugar"

 Já a Procuradora Geral de Justiça, Maria de Fátima Cordeiro, relembrou as dificuldades que tinha para nomear um Promotor para a Comarca de Alto Parnaíba, afirmando que muitas vezes a promoção era por merecimento e tida como punição, devido às condições de acesso ao município. Falou também dos seus 25 anos de Ministério Público, inclusive dos obstáculos encontrados no inicio, quando o Ministério Público não dispunha – em muitas Comarcas – de uma única sala para atender à população.

“Quando assumi minha primeira comarca, a de Riachão, não encontrei na cidade nem uma casa para alugar, tendo que morar em uma casa de família, indo a São Luís uma única vez por mês”, frisou a Procuradora Geral de Justiça, Maria de Fátima.

Mostrou gratidão pelo empenho do prefeito Ernani Soares em doar o terreno para construção do prédio, depois de ter perdido por duas vezes, uma para a Câmara Municipal de Vereadores e outra para o novo Fórum de Justiça, o qual será inaugurado em breve. E finalizou pedindo ao Padre Ugo que desse as bênçãos àquele prédio do Ministério Público do Maranhão.


Fonte: Agência BPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário