sábado, 10 de dezembro de 2011

Minicursos abriram o segundo dia do Projeto "Juntos no Combate às Drogas"

Palestrantes se revezaram durante toda a manhã do ontem, no CISEC
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Filomena (PI) está na realização do inédito Projeto “JUNTOS NO COMBATE ÀS DROGAS”, idealizado e coordenado pela jovem enfermeira Rita de Cássia Pinheiro Alves, reunindo alunos, professores e toda a comunidade.

No primeiro dia, quinta-feira (08), logo após a solenidade de abertura oficial do evento, foram realizados jogos interescolares de futsal e vôlei masculino/feminino, no Ginásio Poliesportivo João Sobreira Lima (Quadra da Cidadania), além de Queimada (jogo esportivo usado como brincadeira infantil), disputada próxima à Escola Municipal Tia Edinha, em frente ao Estádio Municipal da Boa Vontade e ao lado do Quartel da Polícia Militar.

Enfermeira Rita de Cássia Pinheiro Alves, idealizadora do manifesto
O segundo ato do evento teve começo no Auditório do CISEC (Centro de Integração Social e Cultural de Santa Filomena), aonde palestrantes se revezaram durante toda a manhã, falando para dezenas de jovens e também adultos, sempre abordando a temática do combate às chamadas drogas ilícitas, que são toda e qualquer substância química proibida por lei.

Inicialmente falou o radialista Alarico Belém Pacheco, sob o tema “O que são as drogas”, se comunicando de uma forma simples, dinâmica e descontraída, capaz de envolver a todos os presentes, assim como aos milhares que ouviam através das ondas da Rádio Comunitária Rio Taquara FM, não só pela freqüência 87,9 Mhz mas também via internet (radiobpifm.tk).

Em seguida se apresentou a enfermeira Sirley Gama dos Reis Adler, do PSF (Programa de Saúde da Família) de Alto Parnaíba, no vizinho estado do Maranhão. Já o professor Alberto Augusto do Amaral Rocha discorreu acerca das conseqüências das drogas.

CISEC - Centro de Integração Social e Cultural de Santa Filomena
O penúltimo palestrante foi o psicólogo Mário Filho, que proferiu sobre o tratamento dos drogados. Por fim, tivemos a presença do juiz eleitoral da Comarca de Santa Filomena, Ronaldo Paiva Nunes Marreiros, explicando o que diz a legislação em relação ao tema drogas, inclusive no que se refere às penas, tanto para os traficantes quanto para os usuários.

As atividades do movimentado dia de luta terminaram por volta das 10 horas da noite, no Club Mangueirão, com jogo de perguntas e respostas, apresentações culturais e show de paródias.

Na manhã de hoje, sábado (10), teremos a conclusão dos jogos. O manifesto será encerrado às 17h00, quando a população de Santa Filomena está sendo convocada para participar da grande caminhada contra as drogas, devendo percorrer diversas ruas da cidade, finalizando na Quadra da Cidadania, onde haverá entrega de prêmios oferecidos pela Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário