domingo, 18 de dezembro de 2011

Fazendeiros de Santa Filomena impedem conclusão de linha da Eletrobras

Fazendeiros brigam com Eletrobras e população rural continua no escuro
A Eletrobras Distribuição Piauí está implantando a maior linha de transmissão dos últimos tempos no estado, totalizando 162 quilômetros, entre os municípios de Gilbués e Santa Filomena, inclusive com a construção de uma subestação, na tensão 34,6kV, já devidamente concluída.

No entanto, proprietários de fazendas da região, de forma absurda e inexplicável impediram as construtoras Venâncio e Majestosa de continuar as obras num trecho de seis quilômetros desde o dia 21 de novembro, data em que as obras foram paralisadas.

Cabos elétricos espalhados no meio do cerrado, aguardando a solução
O sistema Santa Filomena objetiva melhorar o nível de tensão e a qualidade do fornecimento de energia elétrica para os municípios de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), bem como viabilizar a universalização da energia elétrica na zona rural filomenense. Estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 7,3 milhões por meio do Programa Luz para Todos.

Preocupada com a situação e tendo em vista que se aproxima o período chuvoso na região onde está sendo executada obra, a Eletrobras Distribuição Piauí determinou que a empresa contratada registrasse um Boletim de Ocorrência, ao tempo em que enviou uma equipe com advogado para a Comarca de Santa Filomena, a fim de impetrar ação com pedido de liminar. A ação judicial visa à desobstrução da passagem da linha que interligará as subestações Gilbués a Santa Filomena, no sentido de dar prosseguimento à obra o mais breve possível.

Nova subestação da Eletrobras Distribuião Piauí em Santa Filomena
Cumpre-se ressaltar que a reivindicação para a construção da linha de distribuição e da subestação partiu da própria população, da Câmara de Vereadores e do Ministério Público dos dois municípios, o que dificulta entender como alguém que será beneficiado pela obra atrapalha a conclusão de um investimento que contribuirá decisivamente para o desenvolvimento da região. A Eletrobras espera, portanto, contar com a sensibilidade da Justiça para resolver o impasse.

“Temos que dar continuidade aos trabalhos urgentemente, já que, se houver demora em encontrar uma solução para o impasse entre a concessionária e os fazendeiros, vamos estar impedidos de realizar um grande e importante investimento para região em função da dificuldade de acesso aos canteiros de obra à medida que as chuvas se intensificarem”, destaca o assistente da Presidência da Eletrobras, Antônio Pereira.


Fonte: Ascom/APPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário