sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Santa Filomena e Alto Parnaíba receberão cursos do IFPI, Campus Uruçuí

Sede do IFPI, antigo CEFET, campus da cidade de Uruçuí (PI)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), antigo CEFET, Campus de Uruçuí, em parceria com o comércio local, levará para as cidades de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA) os seguintes cursos: Horticultura, Piscicultura, Apicultura, Processamento de Geléias e Processamento de Polpas de Frutos Naturais. Os participantes receberão ainda orientações sobre rotulagem e comercialização dos produtos trabalhados na capacitação.

Os cursos serão divididos em dois grupos: o primeiro grupo vai trabalhar inicialmente a produção de tomate, alface, pimentão, cebola e coentro, com aulas teóricas e práticas. Já o segundo grupo vai trabalhar no processamento de geléia de maracujá e de polpa de manga, por serem frutas da época, também com aulas práticas e teóricas.

No encerramento os participantes receberão o certificado de participação assinado pela instituição. Após a realização dos primeiros cursos, participantes e professores irão decidir quais serão os próximos cursos, aqueles que realmente interessam aos moradores dos dois municípios e que estejam ao alcance e possam ser oferecidos pelo IFPI, Campus de Uruçuí.

Professor Paulo Ronaldo (à esquerda) também estará em Alto Parnaíba
As aulas serão ministradas pelos professores Paulo Ronaldo (Mestrando em Química e especialista em Processamento de Frutas), Fábio de Sousa Silva (Técnico em Agropecuária e Engenheiro Agrônomo em Especialização) e Clayton da Costa Ribeiro (Mestre em História).

O treinamento teórico e prático acontecerá nos dias 06 (terça-feira), 07 (quarta-feira) e 08 (quinta-feira) de dezembro, no Salão Paroquial de Alto Parnaíba. Na terça-feira (06), às 19h00, haverá apresentação dos professores e divulgação da programação dos cursos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no ARALDI FOTO ESTÚDIO, em Alto Parnaíba. O organizador, Luciano Araldi, convida trabalhadores rurais, membros de associações, estudantes, donas de casa e a população em geral para participarem dos cursos. “Queremos que este projeto seja o primeiro de muitos. Por isso, é muito importante a participação das comunidades de Santa Filomena e Alto Parnaíba. Contamos com sua presença”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário