quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Agricultores sofrem os efeitos de mais uma seca impiedosa no sertão do Piauí


A seca impiedosa está novamente castigando a região de Pio IX, no leste do estado do Piauí. Pessoas e animais sofrem com a falta de chuva. O período chuvoso nunca começou, deixando o agricultor Francisco Regiwaldo Bezerra preocupado. “O sofrimento aqui é grande. A gente tem que se virar de todo jeito”, disse.

Regiwaldo Bezerra se desfez de suas economias e teve que pagar 60 horas/Trator para ampliar uma aguada próxima à residência, com capacidade para acumular cerca de 2 mil metros cúbicos de água, a fim de garantir a manutenção do seu sítio de 115 hectares. Só que até o momento, o barreiro continua seco, à espera das primeiras chuvas.

O quadro no sertão de Pio IX está se tornando desolador, pois os animais estão quase sem pasto para se alimentar e com escassez de água para beber. Na localidade Jurema, distante 35 km da sede municipal, foram registrados menos de 600 milímetros de chuva durante todo o ano de 2011. No ano anterior, o índice pluviométrico chegou a apenas 482,5 milímetros.

Criadores de gado do município de Pio IX e de todo o leste piauiense já amargam significativas perdas no rebanho, com a morte de animais por falta de pasto e água. Eles estão preocupados porque, dia após dia, os animais vão perdendo as fontes para beber e comer e, por causa disso, terminam morrendo, sem que ninguém possa fazer absolutamente nada.

Em meio ao pedregulho, semelhante a um deserto, animais buscam o que comer mas dificilmente encontram. Nos pequenos açudes, a pouca água esverdeada não serve mais para o consumo nem dos animais.

Sob uma temperatura diária de até 38º C à sombra, moradores que habitam a zona rural não escondem a tristeza com o quadro que se delineou. É um cenário triste, muito comum em Pio IX e região, trazendo de volta os problemas tradicionais, que já são conhecidos por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário