sexta-feira, 27 de maio de 2011

Piauí busca status de zona livre da Febre Aftosa com vacinação

O Estado do Piauí trabalha pelo status de zona livre de Febre Aftosa com vacinação até o final de 2011. Mas para que isso ocorra, precisa cumprir exigências básicas, como manter e ampliar as equipes que trabalham nos postos fiscais, as chamadas barreiras sanitárias.

O levantamento, que poderá culminar com essa decisão, está sendo realizado em vários municípios pelo Ministério da Agricultura, com grandes possibilidades em torno do avanço do estado rumo à erradicação da doença.

Nessa investigação, são avaliadas a capacidade estrutural e técnica dos escritórios da ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí), assim como o grau de conhecimento dos médicos veterinários que trabalham nas Unidades de Saúde Animal e Vegetal, que são os primeiros profissionais a combater a Febre Aftosa em caso de descoberta de foco da doença.

Também estão sob análise do Ministério da Agricultura os relatórios sobre a localização dos rebanhos, o georreferenciamento das propriedades rurais em todo o estado do Piauí, as Guias de Transporte Animal (GTA) e a sorologia (estudo científico do soro sanguíneo).

O Governo do Piauí, através da ADAPI, tem como meta vacinar 1,7 milhão de cabeças de gado existentes no território piauiense. E, segundo divulgação da própria Agência, até a última quarta-feira (25), mais de 1 milhão de animais já haviam sido imunizados.

“Em virtude da atuação da ADAPI e, principalmente, da colaboração e empenho dos nossos pecuaristas, conseguimos evoluir em relação à Febre Aftosa no estado do Piauí, saindo do Risco Desconhecido para o Médio Risco. Isso ocasionou um incremento valioso aos produtos, quando se vendia um bezerro entre 150 e 180 reais. Hoje a oferta média na região varia de R$ 450 a 500, com boas perspectivas de mais valorização”, afirmou Luis Augusto Louzeiro da Cunha, médico-veterinário da ADAPI/USAV de Corrente.

Em Santa Filomena, o bezerro custa entre 400 e 450 reais. “Tudo graças ao trabalho permanente que a ADAPI realiza nos 186 municípios onde mantém escritórios, junto a mais de 65 mil propriedades no Estado”, disse Everaldo Lustosa de Sousa, chefe do Escritório de Atendimento à Comunidade.

As informações de Luis Augusto e de Everaldo Lustosa foram prestadas na manhã de hoje, sexta-feira, dia 27 de maio, em entrevista concedida à Rádio Comunitária Rio Taquara FM, da cidade de Santa Filomena, distante 925 quilômetros de Teresina.

Eles também destacaram a importância de se vacinar contra a Brucelose, que acomete bovinos (e outras espécies) de todas as idades e de ambos os sexos, afetando principalmente animais sexualmente maduros, causando sérios prejuízos devido a abortos, retenções de placenta, metrites, sub-fertilidade e até infertilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário