quarta-feira, 18 de maio de 2011

Caminhada marca o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, 18 de maio, uma caminhada pelas ruas de Alto Parnaíba, no extremo sul do Maranhão, procurou sensibilizar a população para a importância de se denunciar crimes sexuais contra meninos e meninas.

A concentração para a caminhada ocorreu a partir das 7h30, na Escola Municipal Conceição Neris, no Bairro Santo Antonio. O encerramento aconteceu em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias, zona central da cidade.

O evento promoveu a prevenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Participaram da caminhada conselheiros municipais do Direito da Criança e do Adolescente, conselheiros tutelares e gestores municipais, além da sociedade em geral.

A caminhada foi alusiva ao dia 18 de maio (Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) e teve o intuito de promover ações educativas à conscientização da prevenção, atendimento e acompanhamento do desenvolvimento da sexualidade de forma segura, saudável e protegida.

Com slogans tipo “Denunciar agressor é a melhor arma no combate à violência infantil e adolescentes. Denuncie!” e “Criança precisa é de carinho de verdade, com amor sem maldade”, a mobilização objetivou ainda criar uma aliança com a sociedade e uma rede para lutar pelo fim da violência sexual e pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, como pessoas em desenvolvimento singular, com prioridade absoluta e protegidos pela Doutrina de Proteção Integral, preconizados pelo ECA.

Na oportunidade, houve manifestação de conselheiros tutelares, do prefeito Ernani do Amaral Soares (PSDB), da assistente social Fátima Mourão e do promotor de justiça da Comarca de Alto Parnaíba, Silvio Mendonça Ribeiro Filho. “A pedofilia é um crime que atenta contra os direitos humanos e deve ser combatido por todos”, afirmou.

A data - 18 de maio - foi instituída pela Lei Federal nº 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia faz referência à morte brutal da menina Araceli Cabrera Crespo, em Vitória/ES. Os agressores jamais foram punidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário