Na semana passada foi divulgada na imprensa piauiense a notícia de que no dia 23 (segunda-feira) seria iniciada a obra da BR-235/PI, partindo da Bahia em direção ao Piauí, estrada que passa pelos municípios de Caracol, Guaribas, Bom Jesus, Redenção do Gurguéia, Gilbués e Santa Filomena.
O comunicado partiu do senador Wellington Dias (PT-PI), após estar em audiência com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, juntamente com os deputados federais peemedebistas Marcelo Castro e Marlos Sampaio.
Na oportunidade, o ministro Alfredo Nascimento afirmou aos parlamentares piauienses que “já determinou ao DNIT/PI a imediata revisão do projeto para, até 15 de julho, lançar o edital de licitação”, acrescentando que solicitou um novo cronograma de todas as etapas, e que o processo de licitação deve ser aberto ainda no segundo semestre de 2011.
Ao mesmo tempo, Alfredo Nascimento disse que o grande impasse para a execução dessa obra se dava pelo seu reconhecimento como uma estrada estadual no trecho dentro do Piauí.
Na terça-feira (24), o prefeito Esdras Avelino Filho (PTB) e o presidente da Câmara Municipal de Santa Filomena, vereador João Lustosa Avelino (PTB), compareceram ao Palácio de Karnak, a fim de se inteirarem do assunto, e conversaram com o Secretário de Governo do Estado do Piauí, Wilson Nunes Brandão.
A informação que ouviram sobre essa embaraçosa situação é a seguinte: a federalização da via somente será efetivada após manifestação da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí. Para tanto, o governador Wilson Martins estará enviando mensagem ao Legislativo Estadual, 'doando' todo o percurso – de Caracol a Santa Filomena – ao Governo Federal.
Em seguida, a presidência da Assembléia passará a matéria às comissões temáticas. Para o projeto seguir a tramitação normal, teria que esperar algumas semanas até que as comissões o apreciassem. Como há urgência, o governador Wilson Martins irá alegar que precisa estar com a autorização o mais rápido possível, pois caso contrário, poderá perder os prazos estabelecidos pelo Ministério dos Transportes.
Eis, portanto, mais um capítulo da longa e cansativa novela chamada “Estrada Santa Filomena/Gilbués”, que continua sendo a PI-254 e, para que se transforme em trecho da BR-235/PI, depende da autorização da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí.
Para uma rodovia ser federalizada é preciso preencher alguns requisitos básicos, como por exemplo, estar numa região em amplo crescimento econômico e com grande fluxo de veículos. Esses critérios certamente irão compor o estudo para legitimar a necessidade da federalização da PI-254 (a lendária estrada Santa Filomena/Gilbués).
Piauienses, talvez eu esteja mais ansioso pela construção dessa rodovia que vocês. Se Dilma cumprir a promessa e asfaltar a br 235 no Estado da Bahia breve farei uma visita a essa região. Esperemos.
ResponderExcluir