quinta-feira, 5 de maio de 2011

Governador reúne bancada federal e prioriza estrada Santa Filomena/Gilbués

Na primeira reunião com a bancada federal, o governador Wilson Martins (PSB) definiu os projetos prioritários para o Orçamento da União de 2012. Na lista estão a inclusão do Metrô de Teresina, ferrovias, barragens e a construção do Hospital Materno-Infantil de Teresina.

A reunião ocorreu com a presença dos senadores Wellington Dias (PT) e Ciro Nogueira (PP), além do deputado de oposição Hugo Napoleão (DEM). O senador João Vicente Claudino (PTB) não compareceu, mas enviou representante.

Os deputados federais que participaram da reunião foram: Jesus Rodrigues, Osmar Júnior, Júlio César, Hugo Napoleão, Iracema Portela, Marcelo Castro e Marlos Sampaio.

O governador fez uma explanação sobre os principais investimentos no Estado, nas áreas de moradia, saúde, educação, esporte, cultura, segurança, infraestrutura produtiva, transporte, turismo, agronegócio e mineração. "O Piauí tem que deixar de ser tímido e fazer grandes pedidos. Não podemos pensar pequeno e sim grande", frisou.

Os novos trechos rodoviários, apontados pelo governador Wilson Martins e pela bancada federal piauiense (deputados e senadores) como prioritários, são:

BR 135 (Bertolínea/ Manoel Emídio/Elizeu Martins); BR 020 (São Raimundo Nonato/Divisa com a Bahia); BR 235 (Santa Filomena/Gilbués e Bom Jesus/Guaribas/Caracol/Divisa Bahia); BR 222 (Piripiri/Matias Olímpio); BR 407 (Pedro II/Picos); BR 330 (Bom Jesus/Tarso Fragoso), na divisa PI/MA, com extensão de 220 quilômetros; e a Rodovia Transcerrados, através de Parcerias Público-Privadas (PPP), cujo Edital será publicado até 30 de junho.

Também será prioridade a Hidrovia do Rio Paraníba, que se estenderá numa área de 830 quilômetros, entre os municípios de Santa Filomena e Teresina e deverá ser um importante corredor de transporte de carga, beneficiando as zonas de produção do Piauí e Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário