sexta-feira, 13 de maio de 2011

Eletrobras Distribuição Piauí inicia construção da subestação de Santa Filomena

Estão em pleno andamento as obras de construção da subestação de Santa Filomena, cidade que fica a 925 quilômetros de Teresina, posicionada no sudoeste do Piauí. O empreendimento visa ampliar as condições de fornecimento de energia elétrica da Eletrobrás Distribuição Piauí nos municípios de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA).

A zona urbana de Santa Filomena também será beneficiada com obras de ampliação e reforma da rede elétrica, cuja licitação deve estar sendo realizada. Essa expansão inclui construção, recondutoramento, reabilitação e reforma de circuitos de média e baixa tensão, seccionamento e instalação de novos circuitos e regularização de unidades consumidoras.

Além disso, existe a possibilidade da abertura de uma agência de atendimento presencial na cidade de Santa Filomena, funcionando 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira, conforme orienta o artigo 177 da Resolução 144 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Também será instalada uma nova linha de distribuição, em tensão de 34,5 kV e potência de 6,25 MVA, partindo da cidade de Gilbués, ao lado do sistema já existente desde a década de 1970 e que possui a mesma capacidade operacional.

Juntas, transmitirão 69 kV de tensão para a subestação, deixando Santa Filomena e Alto Parnaíba em plenas condições de absorver as demandas de energia elétrica por um longo período, garantindo assim o suporte necessário para a instalação de indústrias na área.

As duas obras fazem parte do conjunto de investimentos que a concessionária vem realizando em todo o estado do Piauí, como reforço do Programa Luz para Todos, que lamentavelmente ainda não chegou ao remoto município de Santa Filomena.

Orçada em R$ 857.550,42 (Oitocentos e Cinquenta e Sete Mil, Quinhentos e Cinquenta Reais e Quarenta e Dois Centavos), com licitação vencida por uma empresa de Campina Grande (PB), parte dos serviços foram terceirizados e estão sendo executados pela Reimar Construtora ME, sediada em Alto Parnaíba (MA), de J. B. de Araújo Medeiros.

A subestação de Santa Filomena está sendo construída na margem esquerda da estrada Santa Filomena/Gilbués, a um quilômetro do Auto Posto Pires, portanto, antes da ladeira do Brejo das Éguas. A previsão é que seja concluída até julho do ano em curso.

Um comentário: