sábado, 14 de maio de 2011

Alto Parnaíba (MA): Campanha de incentivo à doação de sangue arrecadou 286 bolsas

A Secretaria Municipal de Saúde de Alto Parnaíba (MA) e o Núcleo de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) promoveram a 1ª campanha de doação de sangue na cidade, distante quase 1.100 quilômetros de São Luis.

O mutirão, que aconteceu durante todo o dia de hoje, sábado (14), no Hospital Municipal Zuza Soares, conseguiu arrecadar 286 bolsas, num total de aproximadamente 70 litros de sangue, sendo a maior coleta de sangue realizada no sul do Maranhão.

O material vai abastecer a Agência Transfusional do Hemomar de Alto Parnaíba, órgão estadual que tem responsabilidades divididas entre Estado e Municípios, com a missão de armazenar bolsas de C.H. (Concentrado de Hemácias).

 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha coletou 14 bolsas a menos do que as 300 esperadas inicialmente. Quase duas centenas de candidatos foram bloqueados durante a triagem por motivos diversos, como por exemplo, a pressão alta no momento da doação.

Portanto, ao contrário do que muitos imaginavam, foi um sucesso a primeira campanha de doação de sangue em Alto Parnaíba. A campanha teve ainda a participação das Escolas, do Comércio e também da Rádio Comunitária Rio Taquara FM (Santa Filomena) na divulgação, mas principalmente da população, que deu sua grande parcela de contribuição.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Carmelita Brandão Alencar, todos os hospitais da região (Alto Parnaíba, Santa Filomena e Tasso Fragoso) serão abastecidos com o sangue coletado pela Agência. Antes, essas unidades hospitalares recebiam sangue de Balsas, quando necessitavam.

 
“A grande importância dessa agencia é poder salvar vidas que a pouco tempo atrás era quase que impossível, considerando a distância equivalente a 230 Km de nossa cidade para o Hemonúcleo mais próximo, localizado em Balsas”, disse Núbia Lafaiete Pina Barroso, coordenadora da Agência do Hemomar em Alto Parnaíba.

Outro fato importante é a parceria feita entre mais duas cidades vizinhas: Santa Filomena, que mesmo sendo no estado do Piauí, foi incluída na parceria devido à dificuldade de acesso; e Tasso Fragoso (MA), que se encontra mais próxima de Alto Parnaíba (90 km) do que de Balsas (140 km).

No período de um ano, homens podem doar sangue até quatro vezes; já às mulheres, três vezes. Após a doação, é recomendável ingerir bastante líquido, permanecer em repouso e se alimentar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário