terça-feira, 27 de março de 2012

Tasso Fragoso (MA) sediou mais uma reunião sobre as barragens no Rio Parnaíba

A cidade de Tasso Fragoso foi palco de mais uma reunião para tratar de assuntos relacionados à construção de barramentos no Rio Parnaíba. Dessa vez, estiveram presentes: o assessor do Ministro de Minas e Energia, Danilo Furtado; o representante da CHESF, Paulo Belchior; o diretor de departamento de Meio Ambiente, Elvídio Landim; o chefe da divisão de Meio Ambiente, Mair Andrade; o Gerente de Geração de Engenharia/Regional Oeste, José Avelar; autoridades do Executivo e do Legislativo; e integrantes da Associação dos Atingidos por Barragens, além de eclesiásticos e pessoas da sociedade civil organizada.

O encontro aconteceu na última quarta-feira (21), na Câmara de Tasso Fragoso.

O assessor Danilo Furtado disse que estava ali em nome do Governo Federal, com a finalidade de sensibilizar a população da cidade de Tasso Fragoso quanto à importância       do empreendimento que deverá ser realizado na região. “O Brasil para continuar crescendo precisa de energia, e a energia limpa, mais barata e mais acessível é essa. É de fundamental importância que os municípios de Tasso Fragoso e Loreto concedam logo a licença de uso e ocupação do solo para que a UHE Ribeiro Gonçalves possa ir a leilão em agosto”, disse.

O enviado do Ministério das Minas e energia falou ainda que “o governo não esta vendo como afronto nem como negativo, e que até entende como zelo da parte da administração municipal o fato ter se negado de assinar o documento licença de uso e ocupação do solo, o qual dá o aval para que o empreendimento vá a leilão”.

Segundo Danilo Furtado, a lei esta do lado da população, e que a legislação garantirá que os atingidos pelas Barragens não terão perdas e que todos os seus direitos serão respeitados, exceto as perdas efetivas, pois essa nada pode compensar, e que ele mesmo virá pessoalmente acompanhar cada etapa, passo a passo, o desenrolar do andamento da obra.

E concluiu, afirmando: “O governo precisa seguir em frente com seus projetos, e é preciso entender a necessidade de ter energia em um pais que está em pleno desenvolvimento. Temos que somar forças para um desenvolvimento coletivo, mais justo e igual pra todos”.

O presidente da Associação dos Atingidos por Barragens, ambientalista Aguinaldo Guimarães Fialho (Lirô Guimarães), defendeu que a associação entende a necessidade que o país tem em produzir energia elétrica, e que não é contra o desenvolvimento. No entanto, não aceita a forma desrespeitosa que até agora vem sendo feita. “Isso não vamos aceitar, desenvolvimento sim, mas de qualquer jeito, não!”, pontuou o ativista tassofragossense.

O prefeito de Tasso Fragoso, Antonio Carlos Rodrigues Vieira, acrescentou que não pode assinar nenhum documento sem que todas as dúvidas sejam esclarecidas. Vale lembrar que até aquele momento, os municípios de Tasso Fragoso e Loreto ainda não haviam assinado a concessão de uso e ocupação do solo. Sem essa anuência, a UHE Ribeiro Gonçalves não pode ir a leilão, a não ser pela via judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário