quinta-feira, 22 de março de 2012

Portador brasileiro da Síndrome de Down que mais viveu era de Alto Parnaíba (MA)

O RankBrasil – Recordes Brasileiros – celebrou nesta quarta-feira, 21 de março,      o Dia Internacional da Síndrome de Down, homenageando os recordistas que possuem  a alteração genética.

A data serve para mostrar que o portador da Síndrome pode ter uma vida normal e a sociedade deve fazer o seu papel, no sentido de não discriminar e lidar da melhor maneira com suas limitações.

Aos poucos, as pessoas com Down estão ganhando espaço no Brasil, ocupando cargos de trabalho em diferentes setores, ingressando em universidades e até atuando em novelas e filmes. Embora não tenha cura, o avanço da medicina permitiu um aumento significativo na expectativa de vida. De 15 anos, em 1947, passou para 50 anos em 1989.

O 21 de março foi escolhido para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down porque a data se descreve como 21/3 ou 3-21, o que faz alusão à trissomia do 21.

O que mais viveu - O RankBrasil também faz uma homenagem (in memorian) a Dilmar Teixeira Brito, como o portador brasileiro da Síndrome de Down que mais viveu. Natural de Alto Parnaíba (MA), Dilmar morreu com 74 anos de idade. Ele era torcedor fanático do Flamengo e sua vida foi um exemplo de perseverança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário