segunda-feira, 12 de março de 2012

FETAG/PI intervém no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Filomena

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG) suspendeu as eleições do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Filomena, cidade localizada a 925 quilômetros de Teresina, no sudoeste do Estado.

A suspensão aconteceu devido à ausência de prestação de contas, e ainda, apropriação indevida de recursos (por parte da Presidente) relativos ao pagamento de inscrição e/ou filiação de sócios e de mensalidades sociais do STR de Santa Filomena.

“Nosso sindicato estará completando 19 anos de fundação, no próximo dia 16. Seria uma data para estarmos comemorando junto com os trabalhadores rurais. Mas, infelizmente, estamos passando por essa situação”, lamenta Analice Vieira Lopes, coordenadora de jovens no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Em função desses problemas, a FETAG/PI está convocando todos os associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Filomena (PI), em gozo de seus direitos sociais, para se fazerem presentes a uma Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada sábado, dia 17 de março de 2012.

A Assembleia acontecerá na sede provisória do STR, situada à Rua Leônidas Melo S/N – Centro, às 9h00 em primeira convocação, e às 10h00, em segunda convocação, para discutir e deliberar sobre a indicação de uma Junta Governativa para atuar por um período de 06 (seis) meses a partir de sua posse, além de outros assuntos de interesse da classe.

Através do Ofício Regular 039/2012, datado de 07 de março de 2012, diretores da FETAG/PI recomendam a suspensão de quaisquer medidas visando a realização do pleito, até que seja nomeada a Junta Governativa. O documento encaminhado ao STR está assinado por José Evandro de Araújo Luz (Presidente), Anfrísio de Moura Neto (Secretário Geral) e Jusivano Pereira da Silva (Secretário de Política Agrária e Meio Ambiente).

“Nesse sentido, face às constantes denúncias de falta de democracia dentro da Diretoria, e ausências de Prestação de Contas e inadimplência junto a esta Entidade, em momento oportuno será nomeada uma junta governativa, para conduzir em caráter provisório, os destinos desse Sindicato, com a consequente realização do pleito eleitoral, sem prejuízo de eventuais medidas judiciais cabíveis, conforme esculpido no § 2º do art. 16 do retrocitado Estatuto”, alertam os diretores da FETAG/PI.

Ainda conforme os dirigentes da Federação, todos os Sindicatos de Trabalhadores Rurais afiliados que praticarem atos lesivos ao patrimônio moral ou material do MSTTR ou insistirem em não cumprirem as deliberações da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo, do Congresso e da Comissão Estadual, ou outras instâncias sindicais, podem sofrer intervenção, assim como acaba de ocorrer no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Filomena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário