sábado, 28 de dezembro de 2013

Chuvas abrem crateras e mostram a fragilidade do asfalto da BR-235/PI

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Cratera formada à altura do km 38 da BR-235/PI (estrada Gilbués/Santa Filomena), logo depois da comunidade Grotões

Com as fortes chuvas que atingem o sudoeste do Piauí, crateras estão se abrindo no trecho da rodovia BR-235/PI, entre Gilbués e Santa Filomena. Em pelo menos três pontos - km 33 (antes dos Grotões), km 38 (depois dos Grotões) e km 88 (Marimbondo) - o asfalto cedeu.

A rodovia, pavimentada com revestimento betuminoso do tipo Tratamento Superficial Duplo (TSD) e que tem previsão para ser concluída em outubro de 2014, já apresenta problemas devido às chuvas dos últimos dias, mostrando, dessa forma, a fragilidade do asfalto.
 
Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)Mais um buraco invadindo a pista da estrada Gilbués/Santa Filomena, no quilômetro 33, antes da Comunidade Grotões

Segundo constatamos na tarde da última sexta-feira (27), o asfalto aparenta estar com uma camada muito fina - espessura entre 22 e 25 mm nas faixas de rolamento e só 12 mm nos acostamentos - e não consegue resistir às enxurradas provocadas pelas fortes chuvas.

Publicamos fotos no Facebook e a reação dos internautas foi imediata. “Só querem é meter a mão no dinheiro do povo. Responsabilidade que é bom... ninguém quer ter. Mas vão ter que assumir os riscos”, disse o bancário aposentado João Lima, morador em Alto Parnaíba (MA).


Imagem: José Bonifácio/GP13(Imagem:José Bonifácio/GP1)Outro lugar em que o aterro da estrada Gilbués/Santa Filomena está cedendo, no km 88, próximo do Povoado Matas

“Percebo na imagem do desmoronamento, que não houve uma compactação adequada. Irresponsabilidade da empreiteira e consequentemente da fiscalização da obra, que liberou sem a compactação exigida pela norma laboratorial”, afirmou o cidadão Raimundo Rodrigues.

Já o deputado estadual Fábio Novo (PT), que também reagiu de forma imediata após a publicação das fotos, comentou informando que teria comunicado o fato à superintendência regional do DNIT, a quem agradecemos imensamente pela diligência: “Caro José Bonifácio Bezerra dei conhecimento ao DNIT do registro que você fez e solicitei providências”.


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2(Imagem:1)Comentários postados no Facebook por João Lima e Raimundo Rodrigues, e pelo deputado estadual Fábio Novo (PT/PI)

Embora sem conhecimento técnico sobre o assunto, pudemos perceber que os pontos mais preocupantes são as canaletas de escoamento de água, onde algumas delas estão se soltando e proporcionando a abertura de crateras, podendo ocasionar acidentes. Em outros lugares, como nas proximidades dos Grotões (conforme imagens), o asfalto começa a ceder.

A obra, financiada pelo Governo Federal através do PAC 2, tem investindo superior a R$ 102 milhões, cujos recursos são resultantes de convênio firmando entre a Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) e o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT).
 
Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)Os pontos mais preocupantes são as canaletas de escoamento das águas pluviais, já que algumas estão se soltando

A pavimentação dos 130 quilômetros da rodovia Gilbués/Santa Filomena é responsabilidade da Construtora Sucesso que, de acordo com artigo 618 do Código Civil (Lei nº 10.406/02, de 10 de janeiro de 2002), responderá por sua execução durante o prazo irredutível de 05 anos.

2(Imagem:Divulgaçao)O que institui o artigo 618 do Código Civil (Lei nº 10.406/02, de 10 de janeiro de 2002) sobre execução de construções

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pretendia, até o final 2013, alcançar o riacho Certeza, na altura do quilômetro 112, inclusive com a conclusão das ladeiras (Novas, Cambaúba e Saquinho) e de mais duas pontes (Taquara e Certeza).

Imagem: José Bonifácio/GP1O asfaltamento da BR-235/PI(Imagem:José Bonifácio/GP1)O asfaltamento da BR-235/PI já alcança o topo da ladeira do Saquinho, próximo ao Povoado Matas, a 90 km de Gilbués

Entretanto, só foi possível até o quilômetro 90 (antes da ladeira do Saquinho, no Povoado Matas), com mais 10 quilômetros de terraplanagem, até o Rio Taquara. Das três ladeiras, apenas a da Cambaúba foi concluída; as outras seguem em ritmo lento, quase parando.

Com relação às pontes, a do Rio Taquara se acha praticamente concluída. A do riacho Certeza está com o serviço bem adiantado, enquanto que a do Recreio nunca foi iniciada. Assim, a previsão para conclusão da estrada Gilbués/Santa Filomena é outubro de 2014.


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