quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Santa Filomena se prepara para receber seu primeiro médico cubano

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Sede da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Filomena, local onde o médico cubando fará atendimento ambulatorial

O município de Santa Filomena, no sudoeste piauiense, está entre os novos que receberão médicos cubanos. Serão mais 100 profissionais - um dos quais para Santa Filomena - oriundos da ilha de Fidel Castro que se somarão aos 46 já em atuação no Piauí.

Antes de seguirem para os municípios, passando por Teresina, eles participaram de cursos sobre a saúde pública no Brasil e língua portuguesa, na cidade de Fortaleza (CE).

Todos os profissionais cubanos que vão atuar no Piauí, através do Programa Mais Médicos, já participaram de missões em países fora de Cuba e possuem especialidade em Medicina da Família entre suas qualificações. A maioria deles possui mais de 16 anos de experiência.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)Secretária Geni Helane Brito: "Estou indo a Teresina para recepcionar o médico cubano e trazê-lo para Santa Filomena"

Segundo a secretária municipal de Saúde, Geni Helane Brito de Aguiar Braga, os médicos intercambistas se encontram em Teresina, onde participam de palestras sobre a gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e outros assuntos, tanto em nível estadual quanto municipal.

“A partir das 14 horas desta sexta-feira (06), os médicos estarão à disposição dos gestores ou responsáveis para levá-los aos municípios. Portanto, estou indo a Teresina para recepcionar o médico cubano e trazê-lo para Santa Filomena”, disse a secretária Geni Helane Braga.

Ainda conforme a secretária Geni Helane Brito Braga, o médico cubano fará atendimento ambulatorial pela manhã e à tarde, na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Filomena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário