quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Missa em Ação de Graças marca os 86 anos do professor Cícero Moreno

Imagem: Pedro Maia1(Imagem:José Bonifácio/GP1)Família e amigos de Manoel Cícero de Sousa, conhecido por "Cícero Moreno", comemoram os 86 anos de uma vida feliz

Manoel Cícero de Sousa, popularmente conhecido por ‘Cícero Moreno’ ou 'seu Cícero', o mais antigo obreiro na igreja católica de Santa Filomena e com a saúde visivelmente debilitada, completou 86 anos de vida nesta quarta-feira, dia 25 de dezembro de 2013.

A celebração comemorativa teve início às 8h00 da manhã, em sua própria residência, ao lado da Capela do Bom Jesus, que se encontra em obras de reforma e ampliação.

Como acontece em todos os anos, a família prestou a missa em ação de graças pelos seus 86 anos, de uma vida abençoada. Apesar da saúde frágil, porém lúcido, ‘seu Cícero’ ainda conserva a capacidade de fazer o trabalho de Deus: rezar todos os dias.


Imagem: Pedro Maia2(Imagem:Pedro Maia)Fiéis comparecem à Missa em Ação de Graças pelos 86 anos de "seu Cícero", o mais antigo obreiro da Igreja na cidade

Celebrada pelo padre Alex Lafuente, a missa reuniu amigos, filhos, netos, bisnetos, genros e noras. Foi uma verdadeira reunião familiar. Isso, sem dúvida alguma, alegrou o coração dos seus irmãos de religião e o dele também, haja vista sua afeição pelo catolicismo.

Manoel Cícero de Sousa nasceu em Itaueira (PI), no dia 25 de dezembro de 1927. Tinha apenas 13 anos quando chegou a Santa Filomena, trazido pelo seu avô, João Moreno de Sousa, então estabelecido na comunidade que o adotou como filho.

Imagem: José Bonifácio/GP14(Imagem:José Bonifácio/GP1)A missa foi celebrada pelo Padre Alex Lafuente, em sua própria residência, ao lado da Capela do Bom Jesus da Lapa

Casado com Julita Maia (falecida em 1986), Manoel Cícero de Sousa, ou simplesmente ‘seu Cícero’, é pai de 12 (doze) filhos, dos quais nove estão vivos. Sua geração beira os quarenta membros, contando atualmente com quase 30 netos e alguns bisnetos.

Todos os filhos têm nível superior de ensino, graças à dedicação de ‘Cícero Moreno’. Foi uma conquista árdua àquela época, que certamente lhe custou intensa preocupação e muito suor. “A fim de nos manter estudando em Teresina, tinha que lecionar em dois turnos e, nas horas vagas, engraxar sapatos e ainda percorrer as ruas vendendo lenha, carvão, banana, bolos, salgadinhos, bombons e pirulitos”, conta um dos filhos, Pedro Eimard Maia de Sousa.
 
Imagem: José Bonifácio/GP14(Imagem:José Bonifácio/GP1)Filhos, netos, bisnetos, genros e noras juntos com 'Cícero Moreno', que nasceu no Natal, a maior data da Cristandade

Manoel Cícero concluiu o curso ginasial no Centro Cenecista de Alto Parnaíba (CECAP) e no Educandário São José, em Santa Filomena. Antes, porém, estudou em uma escola no interior de Landri Sales (PI). Já o ensino médio, cursou na cidade de Campo Maior, norte do Piauí, aproveitando os períodos de férias durante o ano.

Trabalhou como professor nos próprios colégios onde estudou. Ensinava pela manhã no Educandário São José e à tarde no CECAP. No final da década de 60 conseguiu um contrato de trabalho na Secretaria de Educação do Piauí.

Também prestou serviços para a Prefeitura de Santa Filomena, na década de 90, ministrando aulas na localidade Morro d’Água, no vale do Uruçuí Preto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário