quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Na festa de São Lázaro, cachorros ganham banquete em Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:1)No dia de São Lázaro, cães são recebidos em banquete no Brejo das Ovelhas, bairro da cidade de Santa Filomena (PI)

No dia 11 de fevereiro, várias cidades e comunidades brasileiras homenageiam a São Lázaro. No Bairro Brejo das Ovelhas, em Santa Filomena, a 930 quilômetros de Teresina, a senhora Aracy Costa Pereira (Dona Naninha) ofereceu um verdadeiro banquete para 20 cães, como forma de pagar a promessa ao santo protetor dos cachorros de rua.

Para o almoço dos animais, todos da comunidade Brejo das Ovelhas, foram preparados: frango, carne, arroz, macarrão e macaxeira. Os convidados - os cachorros - chegavam acompanhados de seus donos. A data também marca o Dia Mundial do Doente.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)A promesseira Aracy Costa Pereira (Dona Naninha) organiza o banquete, com a ajuda de amigas do Brejo das Ovelhas
 
A grande refeição para os cachorros costuma ser oferecida a um número ímpar de cães (7, 9, 11 ou 13), cuja razão não é explicada. No caso do Brejo das Ovelhas, comunidade situada na zona suburbana de Santa Filomena, a promesseira Aracy Costa Pereira (Dona Naninha) fez a promessa com São Lázaro para alimentar 14 cachorros, embora apareçam bem mais que isso.

O banquete no Bairro Brejo das Ovelhas durou cerca de 20 minutos, não sendo registrada a ocorrência de brigas entre os cães. Afinal, sobrou muita comida (arroz, carne, galinha caipira, macarrão), suficiente para todos que compareceram à casa de Leondina Leite Ramos (Dona Leonda), que sempre cede o espaço para o cumprimento da promessa, ao lado da Capela de Santa Luzia, onde os donos dos cães participaram de celebração com o Padre Isaias.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)Antes do banquete, donos dos cães participaram de celebração na Capela de Santa Luzia, com o Padre Isaias Pereira

São Lázaro - Irmão de Marta e de Maria, foi o protagonista de um dos maiores milagres de Jesus Cristo, sendo ressuscitado por Jesus depois de três dias falecido, que o fez sair do túmulo, restituindo-lhe a vida, quando todas as esperanças já se achavam perdidas.

Na maior parte do mundo, a data que se celebra o dia do santo é 17 de dezembro. Todavia, em Belém (PA), Manaus (AM) e em outras cidades Brasil afora, como em Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, a data comemorada é 11 de fevereiro, por ser o Dia Mundial do Doente, tendo em vista que São Lázaro é tido como o protetor dos doentes e dos cachorros de rua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário