sábado, 8 de fevereiro de 2014

Já em funcionamento a primeira Escola Rural Nucleada de Santa Filomena

Imagem: Gleidson Queiroz1(Imagem:Gleidson Queiroz)Escola Municipal Sabino Lopes (Lagoa), agora nucleada com outras duas Escolas Municipais: Mucuri e Baixão Fechado

Desde a última segunda-feira (03), está em funcionamento a Escola Rural Nucleada Sabino Lopes, pertencente à Rede Municipal de Santa Filomena. Situada na comunidade Lagoa, a nova escola alcança os alunos das localidades Baixão Fechado e Mucuri.

A primeira Escola Rural Nucleada de Santa Filomena começou com 40 (quarenta) alunos, sendo 21 no Fundamental Menor (1º ao 5º Ano) e 19 no Fundamental Maior (6º ao 9º ano).


Imagem: Gleidson Queiroz2(Imagem:Gleidson Queiroz)A Escola Rural Nucleada da Lagoa, que passa a contar com 5 professores, teve a aula inaugural na última segunda (3)

“Se fôssemos funcionar as três escolas como antes, isoladamente (Lagoa, Baixão Fechado e Mucuri), teríamos em média 7 alunos por cada Escola. Mas com a nucleação, conseguimos dobrar o número de alunos”, diz Pedro Eimard Maia de Sousa, secretário de Educação.

Ainda segundo Pedro Eimard Maia, todos os alunos residentes nas localidades Baixão Fechado, Mucuri e adjacências estão sendo contemplados com transporte escolar.

Também está sendo nucleada a Escola Municipal Aldeinha, atendendo a alunos do Ensino Fundamental Menor (1º ao 5º Ano) da própria localidade Aldeinha, assim como de lugares vizinhos, a exemplo da Matinha e da Várzea Grande, onde haviam escolas multisseriadas.

Imagem: Gleidson Queiroz3(Imagem:Gleidson Queiroz)Alunos do Ensino Fundamental Menor na primeira aula da Escola Rural Nucleada Sabino Lopes, na comunidade Lagoa

Vantagens
- As nucleações não se constituem por si só uma inovação para as Escolas Rurais. Sua implantação significa uma tentativa de se resolver os problemas mais graves referentes às escolas localizadas no setor rural, como as múltiplas funções dos(as) professores(as), salas multisseriadas e a comum precariedade do espaço físico.

Levando-se em consideração as dificuldades das escolas isoladas, o fato de uma professora lecionar simultaneamente para salas de pré-alfabetização, 1ª série, 2ª série, 3ª série, 4ª série e 5ª série, além da falta de qualificação profissional da maioria dos profissionais que trabalham nessas escolas, as Escolas Rurais Nucleadas, no município de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, poderão servir como modelo alternativo a para uma Educação Rural de qualidade.


Imagem: José Bonifácio/GP14(Imagem:José Bonifácio/GP1)Maia: "Se fossem funcionar as 3 isoladamente, teríamos 7 alunos por Escola. A nucleação dobrou o número de alunos"

Antes da nucleação, as escolas eram o que se convencionou chamar de Escolas Isoladas Rurais, em que predominam as classes multisseriadas, tendo uma única professora para ministrar aula, ao mesmo tempo para duas, três, quatro e até cinco séries diferentes.

Neste tipo de escola o prédio, não raras vezes, é apenas uma sala de aula local, onde estudam crianças de pré à quinta série, com variação de idade de seis a dezesseis anos. Geralmente, ficam próximas das casas onde os alunos moram com os pais/responsáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário