quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Políticos de Santa Filomena cobram agilidade do Interpi e da Eletrobras

Imagem: Divulgação1(Imagem:Divulgação)Sen. Wellington Dias (PT), com lideranças de Santa Filomena, cobra investimentos da Eletrobras em Santa Filomena ...

Na manhã da última segunda-feira (16), o senador Wellington Dias (PT) e o deputado federal Assis Carvalho (PT) tiveram audiências no Interpi e na Eletrobras para tratar sobre pauta de interesses do município de Santa Filomena, localizado no sudoeste do Piauí.

Nessas reuniões, Wellington Dias esteve acompanhado do prefeito de Santa Filomena, Esdras Avelino Filho (PTB); do vice-prefeito Adauto Barbosa de Queiroz (PSB) e dos vereadores José Bonifácio Bezerra (PC do B), Reginaldo Pires de Carvalho (PP) e Tony Santos (PV).

Dentre os temas abordados, a questão da regularização fundiária, que foi tratada diretamente com o presidente do INTERPI (Instituto de Terras do Piauí), Tadeu Maia. Para as lideranças municipais, a morosidade do órgão no cumprimento da Lei Ordinária Nº 5.966 de 13/01/2010, que dispõe sobre a regularização fundiária do Cerrado Piauiense, vem criando insegurança jurídica e impedindo a execução de projetos produtivos no município de Santa Filomena.


Imagem: Divulgação2(Imagem:Divulgação)... e trata com presidente do Interpi sobre a morosidade na regularização fundiária, causando uma insegurança jurídica

No setor elétrico, tratou-se sobre o Luz Para Todos, as gambiarras e o reforço energético.

O encontro ocorreu na mesma manhã de segunda-feira passada, na sede da Eletrobras Distribuição Piauí, situada na Av. Maranhão, em Teresina. Lá, o senador Wellington Dias, acompanhado do deputado federal Assis Carvalho, do prefeito Esdras Avelino, do vice Adauton Queiroz e dos vereadores José Bonifácio, Régis Carvalho e Tony Santos, que receberam algumas informações técnicas repassadas por diretores da Eletrobras.

Segundo informou José Salan Barbosa, assistente da presidência da Eletrobras Piauí, e de acordo com o Contrato nº 114/2013, a empresa ALTERNATIVA CONSTRUÇÕES LTDA está autorizada a retomar as obras do Programa Luz para Todos em Santa Filomena.


Imagem: Divulgação3(Imagem:Divulgação)Diretores da Eletrobras Distribuição Piauí ouvem atentamente as reclamações feitas pelo senador Wellington Dias e ...

O coordenador do Programa, Erivaldo Oliveira, apresentou dados referentes a 2013, quando foram realizadas 9.450 ligações, e explicou que os atrasos ocorreram sim, em parte, pela paralisação solicitada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Em Santa Filomena, o Luz para Todos já beneficiou 53 famílias, mas foi paralisado devido a uma decisão do Iphan no mês de setembro de 2012. Em 2014, o programa será retomado no município a partir do mês de fevereiro”, garantiu o coordenador do PLP, Erivaldo Oliveira.

Também foi garantida a instalação de um escritório de atendimento presencial na cidade de Santa Filomena, conforme prevê o artigo 177 da Resolução 144 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), inclusive com a cessão de espaço adequado pela Prefeitura.

Imagem: Divulgação4(Imagem:Divulgação)... e pelos políticos de Santa Filomena, que pedem o reinício das obras do PLP e a eliminação das gambiarras na cidade

Quanto à substituição das gambiarras, que vem causando sérios transtornos diários a mais de 300 famílias nos bairros Primavera e Novo Horizonte, José Salan, anunciou os investimentos no projeto, que atualmente representam um grande prejuízo para a empresa. E mais; que a Eletrobras já estaria realizando o levantamento do número de gambiarras em todo o Piauí.

“A regularização de gambiarras faz parte de uma ação da concessionária para reduzir as perdas e garantir a segurança e a qualidade da energia fornecida. Vamos investir cerca de R$ 40 milhões nesse trabalho de regularização de gambiarras a partir de março de 2014”, disse.

No que se relaciona ao reforço energético, o senador Wellington Dias (PT) anunciou na tarde de segunda-feira (16), durante pronunciamento no plenário do Senado, que alguns municípios do sul do Piauí - inclusive Santa Filomena - deverão receber um reforço de energia vindo do Tocantins, já que várias cidades piauienses enfrentam problemas de falta de eletricidade.


Imagem: Divulgação5(Imagem:Divulgação)Políticos cobram ainda da Eletrobras a instalação do Escritório de Atendimento Presencial na cidade de Santa Filomena
 
“O Governo Federal vai investir R$ 700 milhões para levar energia de Miracema do Tocantins, no Tocantins, a municípios do sul do Piauí, Bahia e Ceará. O linhão deve ficar pronto entre 2015 e 2016”, informou o senador petista na tribuna do.Senado Federal.

Por sugestão do próprio José Salan, assistente da presidência da Eletrobras Distribuição Piauí, após o dia 20 de janeiro teremos a presença de diretores da estatal na Câmara de Vereadores, quando serão anunciados os investimentos previstos para Santa Filomena.

Será, com certeza, uma excelente oportunidade para os consumidores tirarem suas dúvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário