segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Caminhada pede paz e protesta contra a violência em Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Caminhada contra a Violência e pela Paz em Santa Filomena, ocorrida na tarde de ontem, domingo, dia 29 de dezembro

Vestidos de branco ou não, estudantes, comerciantes, autoridades e familiares de vítimas da violência realizaram a “Caminhada contra a Violência e pela Paz em Santa Filomena”, no sudoeste do Piauí. O protesto, mobilizado pelas servidoras públicas Márcia Nogueira e Inácia Nogueira, levou mais de 300 pessoas às ruas da cidade na tarde deste domingo (29).

Após se concentrarem em frente à Unidade Escolar Professor Lourenço Filho, zona central de Santa Filomena, os manifestantes saíram em caminhada pelas principais ruas e avenidas, com cartazes e faixas que pediam paz na cidade mais ocidental do território mafrense.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)O motivo do protesto silecioso foi a onda de violência que vem atingindo a cidade de Santa Filomena nos últimos meses

De acordo com as organizadoras do evento, o motivo do protesto foi a onda de violência que vem atingindo o município nos últimos meses. Elas queriam chamar atenção das autoridades, cobrarem mais policiamento e menos impunidade para os criminosos.

Entre os presentes que se manifestaram, estavam: o padre Isaias Pereira; o juiz Aderson Brito Nogueira; o vice-prefeito Adauton Barbosa de Queiroz; os vereadores Cristóvão Dias Soares, José Bonifácio Bezerra, Reginaldo Pires de Carvalho e Antonio Santos de Sousa Silva; os comerciantes Milton Reis e Paulo Nogueira; e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Filomena (STTR), Rosimaura Alves de Sousa.

Com um percurso de quase 2 quilômetros, a "Caminhada pela Paz em Santa Filomena" teve encerramento na Praça Barão de Paraim, em frente à Igreja Matriz de Santa Filomena.


Imagem: José Bonifácio/GP13(Imagem:José Bonifácio/GP1)Vereadores e o vice-prefeito de Santa Filomena, Adauton Barbosa de Queiroz (PSB), também participaram do evento

Em um ano, a cidade de 4 mil habitantes, que passou 18 anos sem a ocorrência de nenhum homicídio (entre 1982 e 2000), passou a conviver com o registro de crimes hediondos. Foram 06 assassinatos, de 1º de dezembro de 2012 a 25 de dezembro de 2013. Isso, sem contarmos os acidentes causados por motos, devidos - pelo que entendemos - a uma soma de fatores.

Arma branca - Essa escalada de violência vem assustando os moradores de Santa Filomena, sem que as autoridades competentes tomem quaisquer providências. O último caso aconteceu na noite de Natal, quando um cidadão foi assassinado pela própria esposa, dentro de casa e com uma “facada” na garganta, tendo morte imediata, sem tempo sequer de ser socorrido.

Imagem: José Bonifácio/GP14(Imagem:José Bonifácio/GP1)
6(Imagem:José Bonifácio/GP1)O juiz Aderson Antonio Brito Nogueira, idealizador de caminhadas contra as drogas em Florinao (PI),  se fez presente

Em todos os crimes, os assassinos usaram facas ou punhais, as chamadas “armas brancas”. 

O índice não reflete apenas o aumento na violência, mas principalmente, a ausência de um trabalho preventivo da polícia, fazendo abordagens e evitando vários tipos de crimes e/ou ofensas, como agressões, ameaças, roubo e furto de objetos e acidentes de trânsito.

Essas armas brancas podem ser evitadas, embora elas estejam em qualquer lugar; em ambientes como casas de shows, penitenciárias, bares, escolas, nas ruas e, claro, nas residências. No calor de uma discussão, qualquer objeto pode se transformar em arma.


Imagem: José Bonifácio/GP15(Imagem:José Bonifácio/GP1)Estudantes e familiares de vítimas da violência também estiveram presentes na Caminhada pela Paz em Santa Filomena

Tudo que não é arma de fogo pode ser ou se transformar em uma "arma branca". O que vai determinar a gravidade abstrata do delito, assim como sua motivação, é a ação do indivíduo agressor. Uma tesoura, por exemplo, pode se transformar em uma arma fatal.

Dependendo do tipo de ocorrência, se não for grave, a pena varia de 15 dias a seis meses de prisão. Quando o caso passa de uma simples ocorrência por porte de arma branca, e se torna em assassinato, a pena pode chegar a 30 anos de prisão.


ACOMPANHE ALGUNS VÍDEOS DA "CAMINHADA PELA PAZ EM SANTA FILOMENA":

2(Imagem:1)



www.youtube.com/watch, www.youtube.com/watch, www.youtube.com/watch,
www.youtube.com/watch, www.youtube.com/watch, www.youtube.com/watch,     www.youtube.com/watch, www.youtube.com/watch

Nenhum comentário:

Postar um comentário