quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Santa Filomena é uma das 78 cidades do Brasil que quase só tem católicos

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Igreja Matriz de Santa Filomena, sede paroquial da 7ª cidade mais católica do Piauí, segundo o Censo Demográfico 2010

A pequena Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, a 905 quilômetros de Teresina, é, segundo a revista Exame, proporcionalmente, a 7ª cidade mais católica do Piauí e a 78ª do Brasil.

É daquelas cidades que não chamam muita atenção em meio à imensa lista de 5.570 municípios brasileiros. Afinal de contas, tinha somente 6.096 habitantes no ano de 2010.

Mas em um fato ela se destaca: assim como em 77 outras cidades do país, é difícil achar nas ruas de Santa Filomena uma pessoa não católica. Exatos 5.238 moradores, ou 95,56% da população acima dos 14 anos, se declaram da religião Católica Apostólica Romana, praticantes ou não praticantes, conforme o IBGE (Censo Demográfico 2010).


Imagem: Dhiancarlos PachecoPraça Barão de Paraim (Praça da Matriz), (Imagem:Dhiancarlos Pacheco)Praça Barão de Paraim, local de encontro dos católicos no festejo da padroeira de Santa Filomena, de 6 a 15 de Agosto

A quantidade de templos católicos na cidade e na zona rural comprova essa religiosidade. Há a Igreja Matriz de Santa Filomena e as da Sagrada Família (Bairro Primavera) e do Bom Jesus da Lapa (Bairro Bom Jesus), além das capelas de São João (Bairro São João), Nossa Senhora da Conceição (Bairro Bom Jesus) e Santa Luzia (Bairro Brejo das Ovelhas).

No interior, os fiéis dispõem da capela de São Francisco (Campeira) e das igrejas de São José Operário (Matas), São Joaquim (Brejo das Meninas) e Bom Jesus dos Aflitos (Santa Fé).

A Paróquia de Santa Filomena, que no último sábado (02/08) recebeu a visita do Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Antonio Tavoni, está sendo cuidada pelo Padre Izaias Pereira, um excelente evangelizador. Todo dia - de segunda a sexta, das 11 às 12h - o Padre Izaias vai à Rádio Comunitária Rio Taquara FM, orientar o povo de Deus.


Imagem: José Bonifácio/GP1Igreja do Bom Jesus da Lapa, construída pelo obreiro(Imagem:José Bonifácio/GP1)Igreja do Bom Jesus da Lapa, construída pelo obreiro católico Manoel Cícero de Sousa, falecido em 29 de julho de 2014
 
No Piauí, Santa Filomena só tem índice de católicos confessos inferior a apenas seis cidades: Bocaina (4.003 fiéis ou 97,30%), Nova Santa Rita (3.691 fiéis ou 96,64%), Queimada Nova (7.639 fiéis ou 96,27%), Bela Vista do Piauí (3.331 fiéis ou 96,15%), Capitão Gervásio Oliveira (3.380 fiéis ou 95,63%) e Aroeiras do Itaim (2.205 fiéis ou 95,62%).

Assim como em Santa Filomena, outras 742 cidades têm mais de 90% (noventa por cento) de sua população se declarando fiel à Igreja Católica. O percentual, entretanto, não atesta o nível de religiosidade de cada uma dessas pessoas, que pode variar bastante.

A maioria das cidades eminentemente católicas são extremamente pequenas, com menos de 10 mil habitantes, com predominância da região Sul. Dos 100 primeiros lugares, 43 estão no Rio Grande do Sul, e 27 são das regiões Norte e Nordeste do Brasil.


Imagem: José Bonifácio/GP1Igreja do Bom Jesus dos Aflitos, (Imagem:José Bonifácio/GP1)Igreja do Bom Jesus dos Aflitos, construída pelo Pe. João Myers, na comunidade Santa Fé, a 106 km de Santa Filomena

Outras curiosidades
– O município de União da Serra, no Rio Grande do Sul, é o mais católico do Brasil: 99,18% dos moradores seguem a religião. Já o município de Arroio do Padre, também no território gaúcho, é o mais evangélico: 85,84% dos moradores.

Palmelo, em Goiás, concentra o maior número de espíritas: 45,5%. Cidreira, no RS, tem 5% de praticante de umbanda e candomblé. O islamismo responde apenas por 1,2% do grupo de outras religiosidades. E os que se declararam sem religião: 4% são ateus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário