quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Moradores de Santa Filomena sofrem com a falta de água da Agespisa

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)RETRATO DO DESCASO! Caixa d'Água da Agespisa em Santa Filomena, construída em 1982, está "largada" há 24 anos

A população de Santa Filomena, distante 905 quilômetros da capital, Teresina, especialmente aquela residente nos bairros Primavera e Novo Horizonte, volta a sofrer com a falta de água. Segundo relatos de consumidores da AGESPISA (Companhia de Águas e Esgotos do Piauí), nesses setores, há quase uma semana não tem água nas torneirasm nem sequer à noite.

O problema tem gerado revolta entre os clientes da Companhia, que são obrigados a pagar a fatura mínima de R$ 22,04 (Tarifa de Água + Manutenção de Hidrômetro), mesmo sem água, sob pena de terem seus nomes negativados nos órgãos de proteção ao crédito.

Isso é motivo suficiente para se começar a questionar a concessão da AGESPISA na cidade de Santa Filomena, diante da má qualidade do serviço que a empresa vem prestando há alguns anos. Inclusive, o assunto começou a ser discutido na Câmara de Vereadores.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
3(Imagem:2)INACREDITÁVEL!!! O sistema de captação de água da Agespisa em Santa Filomena está a 800 metros do Rio Parnaíba

Segundo o escritório local da AGESPISA, o problema não se refere à escassez de água, haja vista que a vazão do poço existente é suficiente, tanto que consegue – ou conseguia – jogar água para toda a cidade sem a necessidade de bomba nem de caixa d’água.

E mais; que estão sendo aguardados 06 (seis) canos de 100 milímetros, a fim de que possam ser redimensionadas as saídas de água, que atualmente ocorre através de tubulações de 75 milímetros, como se apenas essa intervenção fosse suficiente para sanar a sequidão.

Na verdade, o que falta mesmo é vontade da companhia em resolver essa situação, que se agrava a cada ano, sobretudo no período seco, entre os meses de agosto e novembro.

Para quem ainda não tem conhecimento, o único reservatório pertencente à AGESPISA na cidade de Santa Filomena foi construído em 1982, no Bairro Primavera, quando da instalação do Sistema, mas que se encontra desativado e abandonado faz mais de 24 anos, desde 1990.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Como consequência desse desleixo da Agespisa, em vez de água, consumidores recebem apenas "ar" nas torneiras
É sabido que a mencionada Caixa d’Água apresenta rachaduras. Entretanto, tais fissuras podem ser recuperadas, de forma emergencial. Feita a manutenção, é só providenciar o bombeamento da água, o que seria uma solução imediata para a falta do precioso líquido.

A propósito, aprovamos requerimento na Câmara Municipal, na sessão ordinária de hoje, quarta-feira (20/08/2014), solicitando da gerência regional da AGESPISA, em Bom Jesus, a imediata regularização do serviço de abastecimento de água na cidade de Santa Filomena.

Caso a AGESPISA não adote as providências necessárias, a única forma encontrada para resolver o problema será ingressar no Ministério Público, com uma ação coletiva, para que sejam tomadas as medidas cabíveis e solucionar o problema; além disso, todas as famílias prejudicadas irão pedir o ressarcimento das despesas que tiveram devido à falta de água.

Cópia do REQUERIMENTO encaminhado à gerência regional da Agespisa, em Bom Jesus:


2(Imagem:1)
2(Imagem:1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário