Mostrando postagens com marcador caixa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador caixa. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Justiça determina novo bloqueio de 60% dos precatórios do Fundef de Caxingó


Precatórios do FUNDEF de Caxingó (PI), a 300 km de Teresina, são novamente bloqueados pela Justiça
A pedido de liminar em Ação Ordinária formulada pelos professores de Caxingó, representados por Borges Leal Advogados (Teresina), em face do requerido município de Caxingó (PI),  e da União Federal, todos qualificados nos autos, pugnam pela concessão da tutela de urgência pelo bloqueio do percentual de 60% (sessenta por cento) do recurso do Precatório do FUNDEF  para destinar exclusivamente para pagamento de professores.

Em face da conservação da eficácia da decisão proferida em ID nº 5058068, bem como verificada as novas informações trazidas pela parte autora em ID nº 5911496, observado ainda o Poder Geral de Cautela do Magistrado, tenho por determinar o novo bloqueio via BacenJud, de 60% do valor total de R$ 3.844.863,79, nos termos requeridos em ID nº 5911496, por entender ser, por ora, medida adequada à efetivação da Tutela Provisória já concedida nos presentes autos. Cumpra-se.”, proferiu a Juíza de Direito da Vara Única da Comarca de Buriti dos Lopes (PI), Rita de Cássia da Silva, em DESPACHO do dia 19 de agosto de 2019.

O despacho foi proferido pela juíza Rita de Cássia da Silva, no Fórum Dr. Hilson Bona, de Buriti dos Lopes
Diante do exposto, a juíza Rita de Cássia da Silva, visando resguardar o cumprimento da Constituição Federal, assim como resultado útil do referido processo, a modo cautelar, deferiu o Pedido de Tutela de Urgência de Natureza Cautelar, determinando o bloqueio de 60% dos recursos financeiros repassados ao município de Caxingó, no norte do Piauí, decorrente de créditos do precatório do Fundef nº 0137274-67.2015.4.01.9198.

O valor ficará à disposição da Juíza e vinculado ao Processo, dependendo de levantamento de prévia autorização judicial, até ulterior deliberação.
.
Com a decisão, os R$ 3.844.863,79 estão bloqueados e não poderão ser movimentados pela Prefeitura
Na ação, que segue em curso para julgamento do mérito, a Juíza Rita de Cássia da Silva, de Buriti dos Lopes, oficiou com a devida urgência a Caixa Econômica Federal, para que procedesse ao imediato bloqueio dos valores conforme determinado na decisão, ficando os mesmos indisponíveis para qualquer movimentação pela Prefeitura, até decisão judicial posterior.

Os referidos recursos haviam sido bloqueados em dezembro de 2018, após representação do Ministério Público de Contas, e desbloqueados no último dia 12 de julho, por decisão do conselheiro Olavo Rebelo, do TCE-PI.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Moradores de Santa Filomena sofrem com a falta de água da Agespisa

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)RETRATO DO DESCASO! Caixa d'Água da Agespisa em Santa Filomena, construída em 1982, está "largada" há 24 anos

A população de Santa Filomena, distante 905 quilômetros da capital, Teresina, especialmente aquela residente nos bairros Primavera e Novo Horizonte, volta a sofrer com a falta de água. Segundo relatos de consumidores da AGESPISA (Companhia de Águas e Esgotos do Piauí), nesses setores, há quase uma semana não tem água nas torneirasm nem sequer à noite.

O problema tem gerado revolta entre os clientes da Companhia, que são obrigados a pagar a fatura mínima de R$ 22,04 (Tarifa de Água + Manutenção de Hidrômetro), mesmo sem água, sob pena de terem seus nomes negativados nos órgãos de proteção ao crédito.

Isso é motivo suficiente para se começar a questionar a concessão da AGESPISA na cidade de Santa Filomena, diante da má qualidade do serviço que a empresa vem prestando há alguns anos. Inclusive, o assunto começou a ser discutido na Câmara de Vereadores.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
3(Imagem:2)INACREDITÁVEL!!! O sistema de captação de água da Agespisa em Santa Filomena está a 800 metros do Rio Parnaíba

Segundo o escritório local da AGESPISA, o problema não se refere à escassez de água, haja vista que a vazão do poço existente é suficiente, tanto que consegue – ou conseguia – jogar água para toda a cidade sem a necessidade de bomba nem de caixa d’água.

E mais; que estão sendo aguardados 06 (seis) canos de 100 milímetros, a fim de que possam ser redimensionadas as saídas de água, que atualmente ocorre através de tubulações de 75 milímetros, como se apenas essa intervenção fosse suficiente para sanar a sequidão.

Na verdade, o que falta mesmo é vontade da companhia em resolver essa situação, que se agrava a cada ano, sobretudo no período seco, entre os meses de agosto e novembro.

Para quem ainda não tem conhecimento, o único reservatório pertencente à AGESPISA na cidade de Santa Filomena foi construído em 1982, no Bairro Primavera, quando da instalação do Sistema, mas que se encontra desativado e abandonado faz mais de 24 anos, desde 1990.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Como consequência desse desleixo da Agespisa, em vez de água, consumidores recebem apenas "ar" nas torneiras
É sabido que a mencionada Caixa d’Água apresenta rachaduras. Entretanto, tais fissuras podem ser recuperadas, de forma emergencial. Feita a manutenção, é só providenciar o bombeamento da água, o que seria uma solução imediata para a falta do precioso líquido.

A propósito, aprovamos requerimento na Câmara Municipal, na sessão ordinária de hoje, quarta-feira (20/08/2014), solicitando da gerência regional da AGESPISA, em Bom Jesus, a imediata regularização do serviço de abastecimento de água na cidade de Santa Filomena.

Caso a AGESPISA não adote as providências necessárias, a única forma encontrada para resolver o problema será ingressar no Ministério Público, com uma ação coletiva, para que sejam tomadas as medidas cabíveis e solucionar o problema; além disso, todas as famílias prejudicadas irão pedir o ressarcimento das despesas que tiveram devido à falta de água.

Cópia do REQUERIMENTO encaminhado à gerência regional da Agespisa, em Bom Jesus:


2(Imagem:1)
2(Imagem:1)

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Santa Filomena pode ficar de fora do Programa "Minha Casa, Minha Vida"

Imagem: José Bonifácio/GP1Depois do café, o encontro com as famílias, sempre acompanhados por pessoas da própria comunidade Brejo das Ovelhas(Imagem:José Bonifácio/GP1)Comunidade Brejo das Ovelhas será atingida em cheio pela medida, já que quase todas as famílias foram cadastradas

A Câmara de Santa Filomena, município situado no sudoeste do Piauí, reprovou na sessão ordinária de 20/12/2013, o Projeto de Lei nº 04/2013, de autoria do Executivo, propondo a isenção de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para empreendimentos habitacionais vinculados ao “Minha Casa, Minha Vida”, destinados a famílias de baixa renda.

A proposta, que deveria ter sido aprovada até o final de 2013, visava criar mecanismos de incentivo à produção e à aquisição de novas unidades habitacionais por famílias com renda mensal de até três salários mínimos, já que o Governo Federal tem desenvolvido programas sociais tentando diminuir o déficit habitacional em todo o país, e não seria diferente, também, no município de Santa Filomena, onde os cidadãos poderiam ter direito a uma moradia digna, principalmente na zona rural, condição básica para o exercício da cidadania plena.

Conforme reza o artigo 72, I, G do Regimento Interno, a deliberação seria tomada por 2/3 (dois terços) dos 9 (nove) membros da Câmara Municipal. Ou seja; necessitava de 6 (seis) votos favoráveis. Mas apenas 4 edis votaram a favor da matéria encaminhada pela Prefeitura.


Imagem: José Bonifácio/GP1Brejo das Meninas, distante 96 km da sede municipal, outra comunidade prejudicada(Imagem:José Bonifácio/GP1)Brejo das Meninas, distante 96 km da zona urbana, foi outra comunidade prejudicada pela decisão da Câmara Municipal

Um dos edis não compareceu à última Sessão Ordinária 2013 da Câmara de Santa Filomena.

E o presidente da Casa, conforme o Regimento Interno, só pode votar em caráter excepcional, como: desempate no número de votos favoráveis ou contrários da matéria; ou quando a matéria exigir quórum de dois terços dos membros da Câmara para aprovação.

Segundo o prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), que lamentou profundamente a rejeição da matéria, que começou a ser discutida na Casa Legislativa desde o dia 1º de Agosto de 2013, a isenção do imposto é um dos critérios exigidos pela Caixa Econômica Federal para construção das casas populares. “Eu tenho minha casa, os vereadores também tem suas casas próprias. Os prejudicados não somos nós, mas a imensa maioria da população do interior de Santa Filomena, que ainda mora em casa construída com adobes e coberta com palhas”, disse.


Imagem: José Bonifácio/GP1Câmara refeitou proposta da Prefeitura(Imagem:José Bonifácio/GP1)Câmara rejeitou proposta da Prefeitura de Santa Filomena, que isentava o ISSQN, um dos críterios exigidos pela Caixa
 
Cada moradia dessas sairia por aproximadamente R$ 25 mil e cerca de 500 famílias estavam cadastradas no Programa “Minha Casa, Minha Vida” em todo o município de Santa Filomena, embora não signifique dizer que todas elas seriam beneficiadas.

Estímulo Fiscal - Todos os municípios que quiserem fazer parte do programa de habitação que está em execução pelo Governo Federal deverão se comprometer a isentar as empresas construtoras do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e reduzir de 2% para 1% o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para as construções.

O Rio de Janeiro (RJ) foi um dos primeiros entes federados a assinar o “Termo de Adesão”, garantindo a desoneração dos tributos, depois que o prefeito Eduardo Paes participou, ainda no início de 2009, de reunião com os ministros Guido Mantega, da Fazenda, Márcio Fortes, das Cidades, e Dilma Rousseff, então ministra-chefe da Casa Civil do presidente Lula.

Imagem: José Bonifácio/GP1Esdras:(Imagem:José Bonifácio/GP1)Esdras Avelino: "O grande prejudicado não sou eu, mas a imensa maioria da população do interior de Santa Filomena"

“Isso não significa renúncia de receita, porque se não fizéssemos isso, essas construções não aconteceriam. Além dos ganhos sociais, os municípios têm um ganho direto enorme, inclusive sob o ponto de vista tributário. Portanto, não há nenhuma perda”, afirmou Eduardo Paes.

"É legítimo o incentivo proposto, na medida em que desonera o custo final do serviço e estimula os empreendedores particulares ao desempenho de uma atividade de grande proveito social", argumentou o atual prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati (PDT).

Resumindo, em todo lugar é assim, de norte a sul, de leste a oeste. Os recursos são do Governo Federal, mas as Prefeituras, como em Cocal (PI), são responsáveis pela doação do terreno, pela isenção de impostos (ISSQN) - só quando estão autorizadas pelas Câmaras de Vereadores - e pela criação da infraestrutura básica (redes de água e de energia elétrica). 


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Deputado Fernando Monteiro reivindica agência da Caixa em Santa Filomena

Imagem: ALEPIDeputado Fernando Monteiro(Imagem:ALEPI)Dep. Fernando Monteiro solicita instalação de agência da Caixa em Santa Filomena, a pedido da Câmara de Vereadores

O deputado Fernando Monteiro (PTB) teve aprovado, ontem (06), requerimento em que pede ao superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Piauí, Emanuel Bonfim Filho, a instalação de uma agência da CEF na cidade de Santa Filomena, no sudoeste do Estado.

Ao discutir a proposição, Fernando Monteiro disse que Santa Filomena tem a mais alta produtividade de soja do Brasil e a cada dia surgem novos projetos para instalação no município, onde, segundo ele, não existem mais desempregados e os produtores são obrigados a importar trabalhadores de outros Estados. “A agência da Caixa Econômica Federal vai dinamizar ainda mais os negócios em Santa Filomena”, frisou o parlamentar.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), sugeriu que Fernando Monteiro tenha uma audiência com o superintendente da CEF, juntamente com outros parlamentares e com o prefeito de Santa Filomena, Esdras Avelino Filho, para tratar sobre a instalação da agência. Temístocles assinalou ainda que Emanuel Bonfim tem sido receptivo com as reivindicações que visam contribuir para o desenvolvimento do Piauí.


ACESSE: http://www.gp1.com.br/blogs/deputado-fernando-monteiro-reivindica-agencia-da-caixa-em-santa-filomena-323975.html.

Fonte: Por J. Barros - Edição: Caio Bruno

sábado, 24 de novembro de 2012

Depois de dezoito dias fechada, lotérica de Santa Filomena volta a funcionar

Imagem: José Bonifácio/GP1Voltou(Imagem:José Bonifácio/GP1)Voltou a funcionar a Casa Lotérica de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, após 18 dias de transtornos aos usuários 

Na manhã deste sábado (24), a Loterias Santa Filomena, localizada entre o Mercadinho São José e a Construções S. José, Bairro Primavera, em Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, reabriu suas portas.

Durante os 18 dias em que ficou fechada, transtornos foram causados para a população, haja vista que muitos filomenenses tiveram que se deslocar até a vizinha cidade de Alto Parnaíba (MA) para sacarem os seus benefícios, oriundos dos programas sociais do Governo Federal, bem como fazerem pagamentos ou até mesmo apostarem nos jogos das loterias da Caixa.

Imagem: José Bonifácio/GP1O movimento(Imagem:José Bonifácio/GP1)O movimento ainda está fraco na reabertura da Loterias Santa Filomena, mas voltará à normalidade na segunda-feira

Apesar do movimento estar relativamente fraco no primeiro dia da reabertura da Loterias Santa Filomena, a comerciante Rosineide Leite, proprietária da unidade lotérica, acredita que com o passar do tempo - talvez a partir de segunda-feira - o movimento voltará à normalidade.

Segundo ela, muita gente ainda não sabe que voltou a funcionar, mas tem certeza de que a tranquilidade foi apenas por hoje, já que a notícia se espalhará rapidinho.

sábado, 31 de março de 2012

Quase tudo pronto para inauguração do Estádio Municipal Antero Sobreira Lima

Os desportistas da cidade de Santa Filomena, na mesorregião do sudoeste do Piauí, têm mais um excelente motivo para comemorar. É que as obras de reforma do Estádio Municipal Antero Sobreira Lima, conhecido pelos filomenenses como “Estádio da Boa Vontade”,  deverão ser entregues - provavelmente - até a primeira quinzena de maio de 2012.

De acordo com o ex-atleta e atual prefeito de Santa Filomena, Esdras Avelino Filho (PTB), a reabertura do Estádio da Boa Vontade acontecerá numa grande solenidade, em data ainda não definida, com a reedição do clássico local dos anos 1970, entre Apolo e Juventus.

Em termos de estrutura, o Estádio da Boa Vontade passa a ser considerado como um dos melhores do sul piauiense, pois já dispõe de gramado, alambrado e iluminação. Em seguida, dependendo da alocação de verbas, serão construídas arquibancadas com capacidade para cerca de duas mil pessoas, além de banheiros e vestiários com dimensões confortáveis.

Segundo a placa de publicidade, o valor da conclusão da obra é da ordem de R$ 69.523,66 (Sessenta e Nove Mil, Quinhentos e Vinte e Três Reais e Sessenta e Seis Centavos), recursos oriundos do Governo Federal, através de convênio entre o Ministério do Esporte e a Prefeitura de Santa Filomena, cujo montante ainda será repassado pela Caixa Econômica Federal.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Mesmo sem repasse de convênio, Prefeitura mantém pavimentação de ruas

Em janeiro de 2011, a Caixa Econômica Federal comunicou à Câmara Municipal de Santa Filomena (PI) que havia sido celebrado o Contrato de Repasse de Recursos do Orçamento Geral da União nº 0333636-17, atendendo ao disposto no artigo 116 - § 2º da Lei 8.666.

Talvez por questões burocráticas, 14 (quatorze) meses se passaram e, segundo informação do gestor Esdras Avelino Filho (PTB), e a Caixa nunca repassou os recursos à Prefeitura de Santa Filomena, embora 60% (sessenta por cento) da obra prevista já esteja concluída.

“Nesses três anos de mandato, o único convênio que recebi foi o da reforma da Praça da Matriz, que já foi repassado 25 por cento à Prefeitura, pouco mais de 60 mil reais. Dos outros, nunca foi repassado nada, nem do calçamento, nem da conclusão do Estádio Municipal Antero Sobreira Lima, que nós chamamos de Estádio da Boa Vontade”, reclama o prefeito Esdras Avelino Filho, que diz estar realizando essas obras com a própria arrecadação.
O recurso tem por finalidade a execução de 4.907 metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo na Rua Tabelião Benvindo Lustosa Nogueira, partindo da Creche O Pequeno Príncipe, à Rua 7 de Setembro, no Bairro Bela Vista, até a ponte nova sobre o Riacho Tapuio.

O valor total da operação contratada em 10 de dezembro último é de R$ 250.000,00 (Duzentos e Cinqüenta Mil Reais), cuja data de vigência é 10 de junho de 2012 (18 meses) que, quando liberado, será uma ação do Governo Federal, via Programa Turismo Brasil.

O montante que deveria estar sendo repassado por conta do OGU é de R$ 243.750,00 (Duzentos e Quarenta e Três Mil, Setecentos e Cinqüenta Reais), ficando a Prefeitura Municipal de Santa Filomena – a título de contrapartida – obrigada a aplicar a quantia de R$ 6.250,00 (seis mil, duzentos e cinqüenta reais), equivalentes a 2,5% do valor do investimento.

A assinatura do contrato entre a Caixa Econômica Federal e o município de Santa Filomena representou a conclusão de emenda parlamentar aprovada em 2010, de autoria do senador João Vicente Claudino (PTB-PI), que intencionou destinar verbas da União para a cidade do sudoeste piauiense.