quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Informe publicitário na revista Veja exclui Santa Filomena do agronegócio

INJUSTIÇA! Informe publicitário exclui Santa Filomena do agronegócio
Na edição 2239 da revista Veja, foi publicado um oportuno informe publicitário intitulado PIAUÍ - A FRONTEIRA AGRÍCOLA SE EXPANDE, que ocupa um texto com três páginas na revista mais cara do país e a de maior circulação da américa latina. Ótimo pela divulgação e pela inteligência da matéria.

Entretanto, ao enumerar os municípios que integram a chamada região dos cerrados, de grande produção de grãos e de onde o agronegócio se expande gerando empregos, divisas, riquezas para o Piauí, o município de Santa Filomena, no sul piauiense, não é mencionado. É uma tremenda injustiça.

Santa Filomena produz soja, algodão, arroz e milho, possuindo o mais compacto cerrado piauiense, com cerca de 250.000 hectares de terras aptas ao agronegócio, além da abundância de água perene que circunda as serras produtoras, como do próprio Parnaíba, o maior rio que nasce e chega ao oceano em terras apenas do nordeste, e de afluentes importantes a partir do rio Taquara, sem contarmos com a excelente localização geográfica pela proximidade com a Bahia, o Tocantins e o Maranhão.

Só Uruçuí, B. Jesus, S. Leal, R. Gonçalves e B. G. do Ribeiro estão no cerrado?
Empresas de grande porte já se encontram instaladas e produzindo no município de Santa Filomena e outros projetam seguir o mesmo caminho. Falta, sim, a presença dos governos estadual e federal, principalmente na tão prometida rodovia pavimentada de pouco mais de 130 quilômetros, ligando a histórica cidade de Santa Filomena a Gilbués e daí ao restante do estado e do Brasil. Também necessita da ponte sobre o rio Parnaíba, que possibilitará ainda mais o intercâmbio comercial, econômico, social e cultural com a vizinha Alto Parnaíba, do lado maranhense, e daí ao porto de São Luís, objetivando facilitar a exportação dos grãos.

“É o único pecado do informe publicitário do governo do Piauí. É preciso corrigir, pois sem Santa Filomena o agronegócio piauiense é incompleto e sem suas terras os cerrados perdem em hectares e em boa qualidade”, conclui artigo escrito pelo advogado, historiador e blogueiro Décio Hélder do Amaral Rocha.

Agricultores já conseguem produzir até 200 sacas de milho por hectare
EM TEMPO: Para que os desinformados burocratas do norte do Piauí - que são contra a criação do Gurgueia - tenham idéia da expressiva participação do município na economia estadual, dados da Secretaria de Fazenda (SEFAZ-PI), tendo como referência os repasses de ICMS no mês de março de 2011, mostram que Santa Filomena é a 5ª economia agrícola, perdendo apenas para Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus e Ribeiro Gonçalves.

Na safra agrícola 2010/2011, aproximadamente 130 mil toneladas de soja foram produzidas na região de Santa Filomena. Para tanto, mais de 3.000 carretas foram utilizadas para transportar a safra (mesmo sem estrada), cada uma com 40 toneladas. Isso representa quase 11% da produção total de soja no Estado.

Por outro lado, o repasse de recursos do ICMS para Santa Filomena oscilou de R$ 41.350,21 (março/2004) para R$ 150.579,53 (março/2011). Ou seja; em sete anos, houve aumento de 264%, fazendo com que o município saltasse do 30º lugar para a 22ª posição na transferência de arrecadação em todo o Piauí, deixando para traz cidades como Canto do Buriti, José de Freitas, Paulistana e S. J. do Piauí.


Fonte: http://deciorocha.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário